Foi assim que, a World Association of Newspapers se referiu em notícia hoje, ao periódico português "I", publicado por Martim Avillez Figueiredo. O periódico on-line vem ganhando a atenção do público português, tendo aumentado sua audiência em 16% nos últimos três meses.
O periódico foi lançado a quatro meses e, por ter um formato e organização pouco convencionais, vem conquistando novos leitores. O jornal foi considerado pela matéria, como "um dos primeiros expoentes do jornalismo pós-internet". A estrutura jornalística do periódico abrange quatro seções, que fogem das tradicionais seções (política, esportes ou economia), inovando com o "padrão de leitura das pessoas": primeiro uma seção de opiniões e comentários; uma seção chamada "Radar" que oferece pequenos resumos de notícias atuais; uma seção chamada "Zoom", que concentra artigos centrais sobre temas importantes; e, uma seção chamada "Más", que reúne um pouco de tudo, bem como informação esportiva.
A matéria destaca que o periódico não pretende ser réplica do impresso, mas oferece conteúdos provenientes de diversas fontes, com uma seção onde os leitores tem acesso a vídeos postados (tipo You Tube). O editor chefe Martim Avillez Figueiredo reafirma que "os conteúdos impresso e on-line são completamente distintos, como o são os grupos de leitores que queremos chegar" e, vai mais além, quando diz que o objetivo do jornal "não é criar um novo jornal diário, mas sim uma nova marca de mídia".
A própria forma de recrutamento de jornalistas do periódico foi bem diferente: por meio de uma página na internet, 1.350 candidatos disputaram uma das vagas, sendo que 18 foram escolhidos para somar a equipe existente de 50 jornalistas experientes.
Vamos ver como os meses à frente transformaram essas propostas em realidade e, como os colegas lusitanos responderão a esse "novo" processo de divulgação da informação.
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