Quem já não ouviu rádio? Há gerações, o rádio faz parte da programação da família brasileira. É claro que seu impacto diminuiu em comparação com a televisão e a própria internet, mas em alguns rincões do país ainda continua a ser a única forma rápida e eficaz de comunicação.

É com a perspectiva de alicerçar o impacto do rádio no Brasil, que o Grupo de Mídia Sonora (INTERCOM) lançou o livro História da Mídia Sonora: experiências, memórias e afetos de norte a sul do Brasil, organizado por Luciano Klöckner e Nair Prata e disponível na rede. A dica foi dada pelo Blog do GJOL.

No prefácio, a profa. Marialva Carlos Barbosa, Presidente da Associação Brasileira dos Pesquisadores de História da Mídia – Rede ALCAR, resume a perspectiva da obra:
Falar em história da mídia sonora, portanto, é referir-se ao complexo sistema de comunicação que envolve, necessariamente, escutas e partilhamentos em torno de universos culturais comuns e que constitui a gênese dos sistemas comunicacionais brasileiros. Imersos em práticas orais, distantes do letramento, ingressando na oralidade secundária, se quisermos aqui nos valer da conceituação de ONG, sem passar necessariamente pelo letramento, razão pela qual na sociedade brasileira estamos tão afetos à oralidade do mundo, as práticas comunicacionais desse território que hoje denominamos Brasil sempre foram relacionadas a um mundo de ouvir dizer e de sons que corriam de boca em boca.
É com esse olhar, que a presente obra agrega mais valor aos estudos sobre o rádio, atualizando e informando todos os que se debruçam nesse estudo.

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