Não é de hoje que admiro a forma como as tag clouds são colocadas em sítios e blogs. Além de muito funcionais, pois servem de marcadores essenciais dentro dos textos e artigos, elas tem assumido também uma visualização que beira, em alguns casos, a arte.
É claro que não vou fazer apologia e defender que a criação em si seja estritamente arte, mas as formas, posições, troca de cores, ajustes e outras tantas funcionalidades possíveis, permitem um olhar artístico para o que é produzido, segundos os scripts de cada programa. Além disso, a própria interação da pessoa com os diversos tipos, cores e formatos de letra, me parece envolver algum tipo de 'ação artística'.
Encontrei um gerador de tag clouds bastante interessante: é o Wordle. Ele parte das informações presentes nas tags do sítio indicado ou mesmo dos links que você salvou no Delicious, permitindo uma série de ações que vão desde a escolha dos formados, posições, cores e associações de palavras. Fiz algumas para o Blog do Gipo, para exemplificar. Utilizei as tags do sítio e do Delicious.
0 Responses so far.
Postar um comentário