Essa é uma questão importante: a que custo, e nos referimos ao social, emocional, político etc. - deve o jornalista dar o "furo" (como normalmente é chamada a notícia em primeira mão)? Essa é uma questão controversa, já que muitos apontam que essa é a função primária do jornalista (e ele é muitas vezes incentivado e premiado), mas e a ética, onde fica? Será que o jornalista é isento de responsabilidade? Há quem defenda que sim, que faria parte do papel de "consciência social" apregoado pela área.
Seja qual for a posição, um jornal da Nova Zelândia, o Stuff, pensa diferente. Sua campanha tem o seguinte slogan: "If our team don't break stories first, there are consequences" (Se nossa equipe não tiver as primeiras notícias, há consequências). A idéia do slogan é mostrar aos leitores que eles estão dispostos a achar notícias de qualquer forma e, também a pagar por seus "erros" caso não dêem o furo. Os vídeos a seguir mostram essas idéias do jornal.
Vídeo 1:
Vídeo 2:
0 Responses so far.
Postar um comentário