Paula Cordeiro do Pólo Universitário do Alto da Ajuda em Lisboa apresentou na conferência “Media + Generations”, organizada pela Universidade Católica de Milão o trabalho "Generations and online media: Social and interpersonal motives for on-line media use – the study of baby boomers, generation X and generation Y with portuguese radio".
Em seu blog, o NetFM, disponibilizou o resumo dos resultados encontrados na pesquisa realizada com os usuários de internet durante o mês de agosto/2009. Alguns pontos interessantes da pesquisa são:
Os resultados permitem definir padrões de consumo entre as três gerações em análise, da mesma forma que estabelecem tendências para a rádio, ao nível da programação e estratégia online.
Baby Boomers (45 a 63 anos)
Geração X (33 a 44 anos)
Geração Y (18 a 32 anos)
Há diferenças concretas na forma como os indivíduos destas três gerações utilizam os meios online e, acima de tudo, ao nível do consumo mediático, hábitos e rotinas na rede. A integração em redes sociais é elevada, muito embora isso não tenha necessariamente de representar uma efectiva participação ou actualização constante do perfil. O consumo de música é diferenciado, com variáveis claras entre escalões etários, bem como entre Portugal e outros países da Europa.
Ficaram provadas as seguintes premissas:
A internet tem um papel muito importante no consumo mediático na sociedade contemporânea;
Os media online contribuem para a definição da identidade entre gerações;
As gerações relacionam-se de forma diferente e fazem um consumo diferenciado dos meios online;
A geração Y é a que apresenta uma relação mais próxima com a Internet, usando os meios online como forma de socialização e interacção.
O estudo combina métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa, baseado num questionário online, com perguntas abertas e fechadas. Recorre a uma amostra bola de neve, usando os respondentes para recrutar novos inquiridos.
A geração Y concentrou a maior percentagem de respostas.
A televisão, os sites de imprensa e a rádio são os meios mais utilizados para os respondentes se manterem actualizados. A maioria concorda com a influência dos media nas suas escolhas culturais. O consumo de música é uma actividade online muito relevante. Há quem esteja absolutamente satisfeito com a estação de rádio que elegeu como favorita. Por outro lado, há também quem afirme já não ouvir rádio. Esta continua, ainda assim, a ser uma companhia para a maior parte dos inquiridos e os resultados demonstram discrepâncias entre os resultados do Bareme rádio, a selecção das estações no auto-rádio, a estação favorita e aquela que mais ouvem quando estão a conduzir.
Esses dados auxiliam nossa compreensão do universo da internet e de seus usuários. Vem agregar valor e demonstrar a possibilidade de pesquisas na e com a rede.

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