Arianna Huffington é um nome conhecido. Diretora e fundadora do The Huffington Post, tem inovado no mundo do jornalismo digital. O jornal tem como esteio a informação política em cerca de 25% de seu espaço e sempre começa com um grande tema apoiado por uma grande imagem, possuindo hoje 22 seções. Essas mudanças fizeram do jornal uma referência em jornalismo digital.

Em uma entrevista intitulada "La comandante 'blog'" para o El País, Huffington destacou a importância dos blogueiros na produção de notícias. Segundo ela, no início do jornal, "eram 500 blogueiros, hoje são 6000". Essa estratégia, dentre outras, colocou o  The Huffington Post à frente  do The Washington Post, do The Wall Street Journal e do USA Today nas estatísticas de acesso. Ela também reforça o papel da participação do periódico nas redes sociais (Facebook e Twitter) como um elemento propulsor do trabalho jornalístico realizado, onde somente no mês passado, mais de três milhões de leitores comentaram matérias por esses canais.

Quando indagada sobre a qualidade e  a aposta do The Huffington Post na participação dos cidadãos na produção de notícias, Arianna Huffington declarou:
Yo creo en una fórmula híbrida de periodismo: necesitamos editores profesionales, periodistas profesionales y cientos de ciudadanos periodistas que lo harán como lo hicieron en el último levantamiento que se produjo en Irán, desde sus comunidades.
Será essa uma boa estratégia? Pelo menos no caso do The Huffington Post  parece que sim, já que o jornal tem um volume de tráfego de mais de 12,3 milhões de usuários únicos por mês, além de um "exército de 6.000 blogueiros, [além de] 250 posts originais todos os dias".  Veja outros aspectos da entrevista no vídeo da reportagem.


0 Responses so far.

Postar um comentário