Um estudo realizado por Hal R. Varian, professor emérito da School of Information e do Department of Economics da University of California, em Berkeley e atualmente economista-chefe do Google, disponibilizou um estudo sobre o consumo de jornais online. O estudo foi feito com a chancela do Google e traz informações bem reveladoras.
Segundo o estudo de Varian, em junho de 2009, os jornais online tiveram 70 milhões de acessos únicos e mais de 3,2 bilhões de page views. Outro aspecto que chama atenção é o tempo por pessoa. Esse ficou na faixa dos 38 minutos por pessoa. O dado do tempo (38 minutos), se dividido pelo quantitativo de páginas consultadas (49 páginas por pessoa em média), nos dá um tempo médio de 77 segundos por página.
De fato, esse é um problema real: qual a qualidade do tempo que o consumidor da notícia online dá ao que lê? Se esse for o tempo "real" (embora em média) gasto com a leitura de um jornal online, que notícia chama a atenção do leitor? Será que no jornal impresso, a "fidelização" à matéria é maior? Essas são boas questões de pesquisa. Quem se habilita?
Outro dado também preocupa. Varian apontou entre 2005 a 2011 uma redução projetada acentuada no consumo de notícias/jornais online. Se isso se concretizar, será que os jornais impressos que pensam na migração para a internet, em face da crise, continuarão seus processos ou apostarão na superação? Está aí uma outra questão de pesquisa e atenção.
Veja a pesquisa realizada e pense nas outras variáveis.
Newspaper economics, Online and Offline (03/13/2010 Hal Varian FTC Preso - Revised)
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