Estão disponíveis para download cinco livros sobre comunicação e design. Eles foram publicados entre 2009 e 2010 pela Editora Cultura Acadêmica, que é segundo selo da Fundação Editora da UNESP.
Os livros disponibilizados fazem parte do projeto PROPG-Digital, que tem como meta disponibilizar gratuitamente o
Os livros disponibilizados fazem parte do projeto PROPG-Digital, que tem como meta disponibilizar gratuitamente o
[...] conhecimento gerado nas pesquisas da universidade pública, [sendo] a Coleção PROPG-DIGITAL [...] a primeira experiência da Fundação com o livro digital e será importante laboratório de novas iniciativas nesta área que conquista gradualmente seu lugar no imenso universo de possibilidades da publicação e da leitura acadêmica.
Os livros abordam temas variados em comunicação, mas todos oriundos de pesquisa acadêmica com financiamento público. Veja a seguir:
Ano: 2009
Autor(es)/Organizador(es): Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli
Sinopse
Essa coletânea reúne ensaios que permitem ao leitor se aproximar de boa parte da investigação científica desenvolvida na área, apresentando estudos que envolvem Design Étnico, Gestão de Design, Pratica Profissional, Metodologias Projetuais, Design de Moda, Design de Superfície, e ainda as relações do projeto de design Usabilidade, Tecnologias Computacionais, e Arquitetura. Textos produzidos sob a perspectiva dos novos enfoques e demandas da contemporaneidade, como as do meio ambiente (ecológico ou ecodesign e design de moda), preocupações com o bem-estar da comunidade e com os sentimentos e afetividade.
Ano: 2009
Autor(es)/Organizador(es):Marizilda dos Santos Menezes e Luis Carlos Paschoarelli
Sinopse
Essa coletânea ressalta a importância da aplicação da ergonomia no design de produtos e sistemas, com a finalidade de desenvolver tecnologias para melhorar a qualidade de vida humana. Dividido em doze capítulos, Design e ergonomia: aspectos tecnológicos destaca alguns deles, como os presentes na acessibilidade de equipamentos médico-hospitalares por indivíduos obesos e usabilidade de cadeiras de rodas por indivíduos idosos; avaliações ergonômicas sobre espaços e equipamentos escolares; análises sobre os problemas informacionais em rótulos e bulas de embalagens.
Título: Design, empresa, sociedade
Ano: 2010
Autor(es)/Organizador(es):Paula da Cruz Landim
Sinopse
Esse livro verifica até que ponto a formação acadêmica ministrada nos cursos de design responde aos anseios da sociedade e do setor produtivo e o de coletar subsídios para a discussão da situação do ensino de design no Brasil e elaboração de estratégias que permitam sua melhoria de maneira a ter profissionais adequados ao desenvolvimento de produtos que, embora com a marca da nossa realidade e cultura, sejam também universais.
Ano: 2010
Autor(es)/Organizador(es): Maximiliano Martin Vicente
Sinopse
Realizando a convergência entre História e Jornalismo, Maximiliano Martin Vicente viabiliza a proposta de promover leituras englobando estes dois campos do conhecimento e pesquisar de maneira ampla o significado social desse veículo de comunicação na atualidade. Sua reflexão resultou em História e comunicação na nova ordem internacional, lançamento do selo Cultura Acadêmica, obra que explora as divergências na cobertura dos veículos estudados, como o Le Monde Diplomatique e a revista Veja, para verificar a possibilidade de operar na comunicação com as estratégias da história.
Ano: 2009
Autor(es)/Organizador(es):Murilo César Soares
Sinopse
Os textos deste livro analisam as representações da política e da mídia nas sociedades democráticas contemporâneas. A primeira parte da obra é dedicada aos aspectos cognitivos e retóricos do jornalismo e sua influência sobre as audiências. Na seqüência são examinadas as acepções da democracia e o papel do jornalismo na constituição das sociedades democráticas e na expansão dos direitos de cidadania. A parte final do livro trata do lugar ocupado pelos meios de comunicação nas eleições brasileiras de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Aliando reflexão teórica e análise de situações concretas, esta obra salienta as conexões entre representações, jornalismo e democracia.
Fantástica iniciativa!
Sugiro uma explanação mais detalhada sobre o porquê dos livres serem gratutitos, bem como um link para resenhas de terceiros.
Abs!
Oi Ricardo, vou fazer um link para os comentários das obras... Normalmente tento fazer comentário próprio, mas não tive tempo de ler as obras ainda... um abraço, Gilson
Oi Gilson Passe lá no meu blog de design ecologico, obrigado, um abraço.
Oi Gilson,
Vejo que somos de áreas similares. Achei ótima a proposta do teu blog, e já estou te seguindo no Twitter também.
Eu estudo Television Studies em Londres, e compartilho textos, dicas de livros, conferências, etc no meu blog [http://sher-meditationsinanemergency.blogspot.com]. Fico feliz de ter encontrado seu perfil. Sempre sonhei criar uma comunidade online de doutorandos em comunicação, e a blogosfera consegue oferecer um pouco disso.
Grande abraço e boa sorte no doutorado! Conheço bem o sufoco!
Sheron.
PS:Vc sabe me dizer a revista Texto da UFBA ainda existe? O link não está funcionando. Estou fazendo uma lista atualizada de publicações para colocar no meu blog.
Gostei da iniciativa! :D
Olá,
Os downloads não estão funcionando. Você poderia colocar novamente, por favor?
Olá colegas, coloquei o endereço atualizado dos livros. É que eles exigem um pequeno cadastro do e-mail de quem entra para baixar o livro. Faça o seu cadastro com o e-mail. É só para constar.