Profa. Annamaria (E), prof. Paulo Serra e profa. Milagros (D) |
Covilhã - Um frio de 4 graus no entorno da Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) não impediu que as IV Jornadas Pragmática, Comunicação Publicitária e Marketing tivessem início. Na abertura, o prof. Dr. Paulo Serra, diretor da Faculdade de Artes e Letras deu boas-vindas aos presentes, seguido pela profa. Dra. Annamaria Jatobá Palacios, organizadora das IV Jornadas.
A conferência de abertura foi realizada pela profa. Dra. Maria de los Milagros Del Saz Rubio, da Universidade Politécnica de Valência, Espanha. A temática desenvolvida pela profa. Milagros versou sobre a análise pragmático-linguística das estratégias de cortesia linguística na publicidade televisiva.
O foco da apresentação foram os anúncios publicitários, com o recorte para os anúncios de absorventes femininos (45 em língua inglesa e 45 em língua espanhola). A defesa da palestrante foi centrada nas noções de cortesia linguística. Segundo a profa. Milagros, essa noção pode ser entendida de duas formas: a primeira negativa, quando entendida como estratégia de minimização e/ou prevenção da ameaça ou confronto e, a segunda positiva, quando é entendida como recurso ou estratégia para manter as relações sociais entre falantes.
Mas por que aplicar essas noções ao discurso publicitário? Pelos menos por quatro motivos, defende a profa. Milagros: 1. Manter o equilíbrio social na interação com a audiência, 2. Manter a cordialidade e harmonia com o interlocutor, 3. Estabelecer relações e vínculos, estreitando laços de união e, 4. Função informativo a serviço da persuasão.
A conferência abordou ainda as questões de formato e exemplos de como a cortesia linguística está presente nessas propagandas. Vamos acompanhar e disponibilizar outras partes do evento.
0 Responses so far.
Postar um comentário