Alguns dos pesquisadores no I Seminário
O I Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, promovido pela Rede Procad "Ensino de Jornalismo na era da convergência" e formado pelas universidades UFBA, UFSC, UTP e USP, reuniu pesquisadores(as) de várias partes do país para discutir e problematizar estruturas curriculares e projetos pedagógicos.

Essa não é uma tarefa simples, já que a área de Jornalismo passa por diversas transformações e, apesar de antiga, refletiu bem pouco, por meio de produções bibliográficas, sobre a questão do ensino e dos processos de convergência digital associada aos processos formativos.

Dessa forma, esse primeiro evento da rede PROCAD, torna-se um campo de reflexão a mais, com foco nas questões digitais. Sobre os projetos pedagógicos e as estruturas curriculares, é interessante a indicação dada pelo prof. Gerson Martins, que apresentou trabalho no evento:
Nas discussões ainda se destacou a objetividade, clareza que deve permear os Projetos Pedagógicos. Segundo alguns pesquisadores presentes no evento, os Projetos Pedagógicos não devem ser "meras" replicações de outros, mas devem atender as características do curso, da localidade e primar pela clareza, principalmente a coerência entre as ementas, referências bibliográficas e os objetivos do Projeto Pedagógico.
Eu e, ao lado, profa. Malu (UFBA)
A indicação percebida pelo prof. Gerson também é partilhada por mim. Os projetos pedagógicos de curso (PPC) devem ter organicidade em suas construções, mas o que percebemos quando olhamos as disciplinas dos cursos espalhados pelo Brasil, é uma quase total desconexão entre objetivos macro-pedagógicos e a efetividade desses nas disciplinas, tratadas de forma estanque.

No evento, apresentei uma parte do trabalho que desenvolvo em minha tese de doutoramento na UFBA. O trabalho abrange um pouco da história dos processos de formação no Brasil e em Portugal. Veja a seguir os slides que usei. Lembro que, esses não são, em si, a finalização da argumentação. Antes foram indicações que desenvolvi dentro do texto. Portanto, não encare-o como fechado, acabado, mas em construção. Em breve o texto ficará disponível na Rede Procad e farei link para leitura, o que os tornará mais compreensíveis.

Apresentação I Seminário Florianópolis Brasil e Portugal


0 Responses so far.

Postar um comentário