Esse é um dos assuntos mais produtivos dos últimos tempos. Parece persistir a "dúvida cruel": as redes sociais são um forma de jornalismo? Ao meu ver, uma rede social pode ser utilizada como um espaço de produção jornalística, mas não quer dizer que toda rede social seja jornalismo. Mas quais os elementos diferenciadores?
Achei muito interessante a dica do colega português Pedro Jerônimo, no blog Jornalices. Ele dispobilizou o vídeo, que coloco a seguir, da entrevista de Jennifer Preston, responsável pela rede social do The New York Times.
Para Preston, as redes sociais são um meio do jornal se comunicar com a audiência, sendo uma ferramenta muito valiosa para o jornalismo. Ela cita o caso do Twitter do NYT, com mais de 2,5 milhões de seguidores, onde se pode compartilhar em tempo real as informações disponibilizadas no jornal, bem como a comunidade no Facebook, com 600 mil fãs, destinado a fotografias de todo o mundo compartilhadas pelos leitores.
Veja outros pontos destacados por Jennifer Preston a seguir.
0 Responses so far.
Postar um comentário