Quando pequeno, gostava de olhar para o céu estrelado e imaginar como seriam os planetas, as estrelas e o nosso sistema solar.  Como um apaixonado pelas "estrelas" via o planeta Mercúrio, assim como está ao lado. Com muita sorte e um céu bem limpo, um ponto brilhante!

Anos depois, fui descobrir que o que via no meu presente, era apenas o passado distante que, talvez não mais existisse. Intrigava-me muito pensar sobre o presente que era a minha realidade momentânea, que na verdade era um passado distante.


Ao chegar em casa a pouco, deparei-me com uma dica de um Twitter de Marcos Palacios (@palacios49), que dizia: "Maior aproximação da Sonda ao planeta Mercúrio será às 18:55 h. Ao vivo com 3 câmeras na Nasa: http://bit.ly/3KDEi9".

Repassei a dica e acessei o endereço que conduziu para o MESSEGER, sigla que signica Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging, mantido pela NASA. No sítio, é possível acessar as 3 câmeras da NASA que estão na sonda Mercury Flyby 3.

Nesse momento vejo o que nunca pensei que observaria com "tanta proximidade": em tempo real, vejo Mercúrio. Neste instante, que escrevi isso, a sonda estava a 2.707 km de altura. É  fantástico ver o que quando criança olhava por um pequeno telescópio, a milhões de kilômetros. E tudo isso mediado pela tecnologia em tempo real!

0 Responses so far.

Postar um comentário