O Blog do GJOL deu uma dica importante para quem pesquisa comunicação: a disponibilização de 5 livros de livre acesso. Os livros fazem parte da biblioteca da ECREA, que é uma associação sem fins lucrativos e que visa promover a pesquisa em mídia e comunicação na Europa.

Estão disponíveis:
- Press Freedom and Pluralism in Europe. Concepts and Conditions (2009), edited by Andrea Czepek, Eva Nowak and Melanie Hellwig;
- Reclaiming the Media. Communication Rights and Democratic Media Roles (2007), edited by Nico Carpentier and Bart Cammaerts;
 - Towards a Sustainable Information Society. Deconstructing WSIS (2006), edited by Jan Servaes and Nico Carpentier;
- The European Information Society. A Reality Check (2003), edited by Jan Servaes.


O livro Press Freedom and Pluralism in Europe. Concepts and Conditions (2009), de Andrea Czepek, Eva Nowak e Melanie Hellwig  discute a liberdade de imprensa e o pluralismo na Europa, sendo composto por estudos de pesquisadores de doze países que examinam os sistemas de comunicação social e as condições de independência e pluralismo. Eles discutem a liberdade de imprensa e a diversidade e, inclui, estudos de caso de um amplo espectro de sistemas de mídia, incluindo a Bulgária, Países Bálticos, Polônia, Romênia, Finlândia, França, Alemanha, Áustria, Itália, Espanha e UK.


O livro  Finding the Right Place on the Map. Central and Eastern European Media Change in a Global Perspective (2008), de Karol Jakubowicz e Miklós Sükösd discutem as questões de mídia comercial, a exclusão social, e o capitalismo de consumo em uma perspectiva comparativa. Cada capítulo analisa um aspecto diferente das tendências e problemas em torno dos meios de comunicação numa perspectiva comparativa europeia e mundial. O resultado é uma colaboração criativa dos autores que abrange uma rica variedade de temas controversos, sobre assuntos que vão desde a abordagem da sociedade civil e os meios de radiodifusão de serviço público para as culturas de jornalismo à representação da pobreza e de gênero que reforça a exclusão social e legitima o capitalismo de consumo.


O livro Reclaiming the Media. Communication Rights and Democratic Media Roles (2007), de Nico Carpentier e Bart Cammaerts apresentam questões afetas a democracia. Entre elas, surge a discussão sobre a conjuntura midiática e se essas oferecem o suficiente para as nossas democracias. Discutem-se quatro eixos centrais no livro: 1. a cidadania e a esfera pública, dando especial atenção ao tema geral dos direitos de comunicação; 2. a noção central sobre os direitos de comunicação, ou seja, de participação; 3. o papel tradicional de representação em relação à democracia e à cidadania, examinando e criticando os esforços democráticos do jornalismo contemporâneo e, 4. a diversidade de meios e estratégias de comunicação de ativistas.


O livro Towards a Sustainable Information Society. Deconstructing WSIS (2006), de Jan Servaes e Nico Carpentier traz a discussão polêmica da sociedade da informação como criadora de imaginários sociais. Um desses, é a promessa de um mundo melhor, por vezes, ingenuamente, assumindo uma viés de que o tecnológico será a solução final ou em outros casos, esperando para a criação de instrumentos de política que vai superar a diversidade da sociedade. O objetivo central do livro é avaliar as potencialidades da Sociedade da Informação e da CMSI(multistakeholderism) no apoio e na construção de espaços mais democráticos, justos e sociedades desenvolvidas.


O último livro,  mas não menos importante, é The European Information Society. A Reality Check (2003), de Jan Servaes é uma coletânea que trata da globalização das relações sociais, culturais e econômicas que são facilitadas e, ao mesmo tempo, segundo os autores, condicionada pela evolução das tecnologias da informação e comunicações (TIC) e infra-estrutura. O conhecimento humano trouxe a humanidade de uma cultura eminentemente oral para uma cultura letrada, graças à invenção da imprensa. O desenvolvimento da mídia eletrônica no século passado, abriu o caminho para a era da informação, em que as restrições espaciais e temporais praticamente sumiram. As conseqüências dessa revolução na comunicação humana são de caráter multidimensional, afetando a vida econômica, política e social a nível nacional, internacional e local.

0 Responses so far.

Postar um comentário