Essa é uma questão complexa: qual o limite da privacidade quando falamos do trabalho jornalístico? Deve haver limites? Alguns acham e praticam o total repúdio a qualquer forma de restrição a coleta e divulgação da informação. Isso tem gerado centenas de processos e, muita confusão na linha tênue entre informação e informação com ética.

Nesse sentido, Stephen Whittle e Glenda Cooper, ambos com experiência jornalística na BBC, publicaram sob a chancela do Reuters Institute for the Study of Journalism o livro virtual "Privacy, probity and public interest". Segundo o resumo executivo do livro, "as novas tecnologias tem sido um dos principais motores para as modificações na percepção de privacidade, permitindo aos cidadãos distribuir fotografias e informações sobre si mesmo, de maneiras não imaginadas até então".

Este livro abordar ainda algumas das questões sobre a natureza da privacidade, bem como que tipo de assuntos particulares pode ser revelado por jornalistas, qual o pepel do interesse público e se o uso crescente leis que favorecem os Direitos Humanos para salvaguardar a privacidade de um indivíduo causam a prática do jornalismo.

0 Responses so far.

Postar um comentário