Orientações e sugestões
A escola é um espaço do aprendizado, mas também pode ser o espaço de sofrimentos. Seja esse sofrimento resultante da relação entre aluno-professor ou aluno-aluno.

Nos últimos anos, casos de violência tem sido chamados de bullying. Não é um fenômeno novo. Existe desde que o "mundo é mundo". Trata-se do uso da força e/ou violência, seja física, seja psicológica.

Mas o que pouca gente ainda discute é quando o bullying vai para o espaço da internet. Encontrei um material bem interessante, criado pelo órgão Defensor del Menor en la Comunidad de Madrid. Trata-se de organismo, com previsão legal, na cidade de Madri (Espanha) com poderes de monitorar e propor reformas de procedimento.

O material intitulado Ciberbullying - Guía de Recursos, traz uma série de sugestões sobre como evitar o Ciberbullying. É um material básico de orientação a professores e gestores de escolas. 

Outros dois livros intitulado El maltrato entre escolares: guía para jóvenesEl maltrato entre escolares: guía para padres, trazem informações para jovens e pais sobre como proceder dentro das escolas.

Além do material de orientação, eles lançaram um vídeo que mostra como o jovem pode ser vítima de ciberbullying. Veja a seguir:


Outros vídeos sobre o uso da internet, produzidos pela Jefatura de Gabinete de Ministros de la Presidencia de la Nación Argentina, são bem instrutivos:






3 Responses so far.

  1. Muito bom post (como sempre). Uma opção para próximas fontes no assunto é a SaferNet; o site possui muitos dados, vídeos e cartilhas sobre segurança na rede. http://www.safernet.org.br

  2. Obrigado Fábio pela indicação. Vou dar uma olhada no sítio e incluí-lo com indicações. Um abraço, Gilson

  3. A mi me gusto mucho, pues tenemos que apresurarnos en aclarar esta situación a nuestros alumnos y a sus padres. gracias.

Postar um comentário