Benji Lanyado (@benjilanyado), jornalista freelance do The Guardian e The New York Times, escreveu  um artigo para lá de esclaredor, que foi publicado pelo Journalism.co.uk. O artigo intitulado A journalistic limbo until we reach The New World aponta para o "limbo" em que os jornais parecem se encontrar na atual crise.

Lanyado começa o seu artigo com uma símile bem interessante. Ele diz que "o velho rei está morrendo, mas o novo rei, aparentemente, não está totalmente pronto ainda". O que ele quer dizer com isso? Que o modelo de negócios dos meios tradicionais entraram em uma crise sem retorno. Porém, a própria proposta do jornalismo baseado em novos meios on-line, também não se encontra consolidado. Ele cita Clay Shirky, que afirmou que "os velhos modelos estão quebrando mais rápido, do que os novos modelos serão colocados em seu lugar".

Essa parece ser uma realidade: não sabemos ao certo como os modelos de nicho na web vão se comportar nos próximos anos e, nem ao certo, como os "velhos" leitores serão "neoleitores" nesse modelo emergente.

Lanyado critica ainda, o estilo de negócios adotado, que prioriza os lucros e age como se "o negócio estivesse chegando ao fim", bem como a queda na qualidade das notícias e, em outro contraponto, o crescimento do pequeno jornalismo da web, feito sem grandes investimentos, mas que começa a ganhar força e qualidade de notícias.

Perspectivas? Sim, Lanyado acredita que um "new world" está próximo, aonde a blogosfera terá uma importância muito grande na produção e disseminação de notícias. 

0 Responses so far.

Postar um comentário