Quando se fala em Comunicação Social, como grande área do saber, as possibilidades são grandes na especificidade de formação. Uma pesquisa rápida no Portal SiedSup, mantido pelo Ministério da Educação, (MEC) com os termos 'comunicação social' e 'jornalismo' nos mostram a realidade do que é a formação superior nessa área.
A seguir, vemos um panorama do curso de comunicação social, segundo os dados do SiedSup (14.09.2009):


O resultado é bem interessante: são 686 cursos credenciados no país, sendo que a maior fatia 50% desses encontram-se na região sudeste do país, o que representa 345 cursos. A menor fatia da formação encontra-se na região norte com 6% dos cursos de comunicação social, ou seja, 40 cursos. É importante entender que, nesse gráfico, temos todos os cursos credenciados como "Comunicação Social", sendo possível encontrarmos habilitações em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Normalmente o currículo permite que o graduando saia com uma ou mais habilitações.

Quanto ao curso de jornalismo, credenciados no SiedSup, com a nomenclatura de Jornalismo, temos a seguinte situação por região:


Os dados são igualmente interessantes: são 376 cursos que possuem a nomenclatura credenciada como "Jornalismo" junto ao Ministério da Educação (MEC), sendo que mais da metade desses encontram-se na região sudeste - 52% dos cursos, que equivale a 197 perfis de formação. A menor fatia nos processos de formação, novamente fica a cargo da região norte - 7%, que equivale a 25 cursos de jornalismo. 

Além desse perfil de formação do ensino superior, encontramos dois cursos na categoria de sequencial. No Brasil, o curso sequencial destina-se à obtenção ou atualização de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas. Há duas modalidades de curso seqüencial: curso superior de formação específica e curso superior de complementação de estudos. São eles: o Curso Superior de Formação Específica Gestão em Comunicação (Jornalismo, Propaganda e Publicidade), mantido pela UNESC de Cacoal (RO) e o Curso Superior Gestão Jornalismo, mantido pela Faculdade Colider/Facider em Colider (MT).

Esse é um pequeno panorama dos cursos credenciados no Brasil. Não é possível, com pesquisa no SiedSup conseguir as informações sobre estruturas curriculares, o que mostraria em muito a diversidade do que é feito em cada instituição sob a égide de "Comunicação Social" e "Jornalismo".

0 Responses so far.

Postar um comentário