Maria José Baldessar disponibilizou o e-book “Comunicação Multimídia: objeto de reflexão no cenário do século XXI”. O livro reúne onze textos abordando do Marketing ao Jornalismo, da Cibercultura à Convergência de Meios, entre outros. 

Participam da coletânea: Ana Cássia Pandolfo Flores, Ana Cristina Araujo Bostelmam, Cássio Tomaim, Daiane Bertasso Ribeiro, Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, Fernanda Carraro Dal-Vitt, Fernando Álvaro Ostuni Gauthier, Georgia Miroslau Galli Natal, Gisele Miyoko Onuki, João Baptista Soares de Faria Lago, Lucina Reitenbach Viana, Maria Ivete Trevisan Fossá, Marcelo Freire, Mariana Lapolli, Michelle Sprandel, Roberto Amaral e Roberto Dimas Ribeiro do Amaral. 

A dica foi dada pelo Blog Monitorando. Segundo Baldessar, o livro é estruturado em três partes:
A primeira parte é constituída por seis artigos que tratam desde a publicidade até a criação de identidades virtuais. Começamos pela caracterização da comunicação e o marketing na cibercultura, para em seguida trazer as tecnologias de informação como suporte à publicidade, em especial na realidade da TV Digital. Ainda, nesse grupo, a discussão da construção de identidades e marcas através das redes sociais e sua disseminação entre públicos e usuários variados bem como o caráter cognoscitivo do processo de legitimação social e as transformações trazidas pela midiatização da sociedade. Destacamos as estratégias utilizadas tanto por empresas como por organizações sindicais e religiosas para conquistar públicos e adeptos.
Na segunda parte, a discussão do jornalismo participativo, estimulada pela cultura open source, e o papel do público na produção e difusão de notícias. Ainda discutindo jornalismo, as novas linguagens e formatos permitidos pela rede e de como os meios de comunicação estão se apropriando delas para oxigenar a produção noticiosa. Por outro lado, a necessidade de mensuração e demarcação de audiências para, num universo de saturação informacional, dar ao produtor elementos de análise qualitativa do produto oferecido.
Finalmente, na terceira parte, duas discussões distintas. Uma sobre a indústria fonográfica na era da internet com fundamento na indústria cultural e, outra, não menos importante, que é a reflexão acerca da representação do corpo físico na rede, através de avatares e, aqui, se utilizando da dança como expressão corporal.
Vamos conferir o que os colegas produziram.

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