Alguns anos atrás, lembro-me que ao procurar emprego, era comum se pedir duas ou três referências de pessoas que podiam falar e confirmar dados a respeito da vida do futuro empregado. Eram as velhas "referências pessoais e comerciais" ou outros nomes que se dava para essa prática de levantar informações sobre a vida do candidato.

Com a internet isso mudou muito. Hoje, as empresas mais 'antenadas' não precisam mais dessas informações por pessoas, que na maioria das vezes, também não conhecem tanto assim da vida da pessoa que tenta uma vaga de emprego. É possível com apenas alguns cliques ter uma visão geral da vida da pessoa por meio das rede sociais.

O blog e-code, de Eric Messa, deu a dica de como fazer isso. Transcrevo a seguir as dicas dadas por ele e, que podem ser utilizadas em uma pesquisa sobre qualquer candidato a um emprego no presente:

- Flickr: uma consulta ao Flickr pode mudar a impressão inicial que você tinha de um determinado assunto. Além disso, nas buscas avançadas, é possível filtrar o resultado da pesquisa e selecionar apenas as imagens com permissão de uso livre (a partir da licença Creative Commons). Recomendo também instalar o plugin da Cooliris, que ajuda bastante a pesquisa com a interface 3D.

- Pesquisa por formato: muitas vezes o que você procura pode não estar publicado num site ou num blog, mas talvez dentro de uma apresentação, ou de um vídeo. Considere portanto a consulta também em serviços como o SlideShare, Issuu e claro, o YouTube ou o Google Vídeo.

- Mídias sociais: hoje é importante consultar as comunidades das principais redes como o Orkut e o Facebook. O Twitter oferece uma ferramenta própria de pesquisa. Também é bom conferir sites específicos de consulta à blogs como Blogblogs, Tecnorati ou o Google Blog Search.

- Integradores de redes: já aparecem na internet alguns serviços que provavelmente serão incorporados pelo google.com em breve: a consulta nas redes sociais. O Spezify reúne numa única tela, diversos quadros com o resultado de uma pesquisa realizada na web e também em redes como o twitter, digg, flickr, etc. Já o Scoopler fica restrito à consulta das redes sociais (Twitter, Flickr, Digg, Delicious, etc), mas sua vantagem é a atualização em realtime; funcionando como um verdadeiro livestreaming.
Essas dicas são simples, mas podem dar 'um mundo' de informação sobre praticamente qualquer um.  Além delas, incluiria também o buscador de pessoas Whoozy.es, que faz uma pesquisa em praticamente toda a internet. Um exemplo das pesquisas sobre perfis de pessoas, pode ser visto na matéria publicada pela Veja.com intitulada "Minha vida é um livro aberto...na web". Agora se você não quer que sua vida seja tão visível, as sugestões da revista Superinteressante sobre proteger a privacidade podem ser úteis.

0 Responses so far.

Postar um comentário