Grafite é o nome que se dá as inscrições feitas nas paredes. Muitos de nós já tivemos algum contato com isso, já que desde crianças, salvo raríssimas exceções, todos já grafitamos a parede de casa em algum momento. Mas o grafite, como uma expressão de cultura e arte, tornou-se mais do que apenas o rabisco. Ele é uma marcação urbana. Como tal, essa marcação produz diálogo, ou melhor, múltiplos diálogos com os objetos e com as pessoas que o(s) observa(m).
É nessa perspectiva que, a Fondation Cartier pour l'art contemporain, inaugurada em 1984 por Alain Domenique Perrin e desde então desenvolvendo espaços para novas artes, lançou a exposição Graffiti Taxonomy: Paris 2009, de Evan Roth.
O sítio da exposição é bem interessante: foi idealizado em flash e, propicia uam interação à medida em que, escolhe-se a letra de alguma palavra grafitada. Imagens de vários locais dessa "letra" são visualizadas. Vale a pena gastar um tempo conhecendo. Além disso, o catálogo da Fondation Cartier tem fotos e vídeos sobre a arte do Grafitti.
O vídeo a seguir, dá uma pequena idéia do que você encontrará no sítio. A dica foi dada pelo Smart Mobs.

Graffiti Taxonomy: Paris, 2009 from Evan Roth on Vimeo.

0 Responses so far.

Postar um comentário