Um livro muito instigante na temática dos direitos autorais na internet é Cultura Livre, de Lawrence Lessing, disponível na rede. Nesse livro, Lessing, que é professor da Universidade de Stanford, discute temas espinhosos como copyright, pirataria e disponibilização da produção, seja em TV, rádio, músicas, etc. No livro ele defende que esses meios 'nasceram da pirataria'. No prefácio da versão brasileira, Fábio Costa define bem o teor da produção intelectual de Lessing quando afirma:

"Lessig é um grande defensor do direito autoral e do copyright , e ele deixa isso claro no livro. Mas ao mesmo tempo ele procura analisar e relembrar uma coisa que está sendo cada vez mais esquecida: o copyright deveria ser um mecanismo de proteção do direito do autor e um mecanismo que impedisse o perpétuo monopólio cultural de alguns poucos indivíduos e/ou entidades, ao garantir que as obras culturais e criativas, após algum período, voltassem ao domínio público, retornando benefícios à sociedade."
O livro tem seu mérito na discussão desse campo complexo e ainda cheio de partes obscuras. Vale a pena uma leitura cuidadosa dos argumentos e um posicionamento crítico.

0 Responses so far.

Postar um comentário