O sítio da organização Repórteres sem Fronteiras, divulga o "Barômetro da Liberdade de imprensa 2009. Segundo os dados, até o presente momento, 33 jornalistas já foram mortos no mundo, 170 jornalistas estão presos por atividades jornalísticas, 9 colaboradores estão presos e 82 ciberdissidentes encontram-se presos em algum dos países "inimigos" da internet.


O ranking proposto pela organização em 2008, dos países de maior liberdade e defesa dos direitos de imprensa, coloca em primeiro lugar, empatados, Islândia, Luxemburgo e Noruega;  a França ficou em 35º lugar; os Eatados Unidos em 36º lugar; Israel em 46º lugar; e, o Brasil em 82º lugar, empatado com Tonga e República Domenicana. Essa colocação se deve, em grande parte, a violência e ao assédio judicial contra jornalistas e repórteres investigativos entre 1º de setembro de 2007 e 1º de setembro de 2008. A lista tem 173 colocações.

Quanto aos "inimigos da internet", figuram na lista da organização, os países: Arábia Saudita, Birmânia, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Irã, Síria, Túnez, Turcomenistão, Uzbesquistão e Vietnã. Outros países, como Austrália, Bahrein, Belarús, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Eritréia, Malásia, Sri Lanka, Tailândia e Zimbábue, são citados como locais onde a internet é vigiada.

1 Response so far.

  1. Olá Gilson,

    sou jornalista de BH e achei seu blog muito bacana. Parabéns!!
    Quanto à liberdade de imprensa acho que o Brasil não está numa posição muito boa não. Deveria ser bem melhor. Mas depois que acabaram com a exigência do nosso diploma, fica difícil imaginar que alguma coisa pode piorar para nossa categoria. Espero que só tenhamos notícias boas daqui pra frente!!

    Abraços

Postar um comentário