O Festival do Minuto é um evento que reúne profissionais, estudantes e interessados em geral na produção audiovisual. Como funciona? Bem, em cada edição um tema é sugerido, e os participantes podem criar um video de até um minuto de duração. Uma das categorias é o minuteen, com vídeos produzidos por jovens até 14 anos.
O que é preciso para participar? Basicamente duas coisas: Câmeras, que podem ser câmeras filmadoras amadoras, câmeras de celulares, webcan ou até mesmo câmeras fotografias para o desenvolvimento da animação e, um computador para uma edição simples.
O que está envolvido em produzir um filme em 1 minuto? Primeiro é entender que a duração é de 60 segundos. A idéia ser desenvolvida deve ter objetividade. Segundo, é necessário um roteiro, com seqüência de ações, possíveis imagens, situações, movimentos e sons é fundamental pois ajuda a organizar as idéias. Terceiro, as filmagens devem seguir o roteiro as filmagens, dessa forma sendo mais objetivas. Quarto, já na fase de finalização, a edição para dar os retoques na temática desenvolvida é essencial, colocando ordem nas cenas ou mesmo eliminando as seqüências que não deram certo.
Esses são alguns passos básicos. Quer saber mais? Há um tutorial para professores disponível no sítio, bem como outras orientações.Veja a seguir algumas produções feitas para o festival.

Vídeo 1: Lançamento do Minuteen e temática do ano


Vídeo 2: Duas coisas podem acontecer, 2000


Vídeo 3:Enquanto uns falam, outros calam, 2005


Vídeo 4: Crianças, 2008


Vídeo 5: Explosão demográfica, 2009


0 Responses so far.

Postar um comentário