A Era da Estupidez (The Age of Stupid) é um documentário que vai direto na ferida do capitalismo: o consumo. Quando iremos diminuir o consumo de combustíveis fósseis e, preservar o ambiente em que vivemos? Essa é uma questão complexa, pois não é apenas uma resposta simples que resolverá as questões locais e mundiais. Precisamos de mais do que simplesmente deixar de utilizar os combustíveis fósseis. Na realidade precisamos "frear" toda uma máquina social consumista.

O documentário, produzido pela ativista inglesa Franny Armstrong se passa em 2055, quando o ‘arquivista’, um homem solitário que vive num mundo devastado pelo aquecimento global, passa seu tempo catalogando o passado. O filme examina imagens de 2007 e, se indaga por que a humanidade não tomou providências contra a crise climática quando ainda havia tempo.

A veiculação do documentário está ligada a uma campanha ambiental, com o objetivo de influenciar os principais líderes políticos mundiais a assinarem, em dezembro deste ano, na 15ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 15), em Copenhague (Dinamarca), o tratado que obriga as nações a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de forma que o aumento de temperatura do planeta não ultrapasse os 2º C.

A campanha é bem interessante, sendo composto por diversos vídeos e pelo kit ativista: um 'livro'(formato pdf) que introduz a discussão em torno da Era da Estupidez (1850 a 2020) e, um cartão postal a ser enviado como forma de pressão social. O kit está disponível no sítio do MovieMobz.

Quanto a exibição do documentário, ele será apreciado em alguns poucos espaços no Brasil, na verdade, apenas 13 salas. Veja a lista aqui.

Os vídeos a seguir fazem parte do documentário e dão uma amostra do que aguarda o espectador.

Vídeo 1: Resumo das guerras

War Animation W. Spanish Subtitles from Age of Stupid on Vimeo.

Vídeo 2: Utilização de combustíveis fósseis

Contract & Converge w Portuguese Subtitles from Age of Stupid on Vimeo.

0 Responses so far.

Postar um comentário