Era um dia como qualquer outro na vida de um estudante de mestrado. Acordei, liguei a televisão na TV Senado (hábito que perdi aqui em Palmas), ávido por ver qualquer mudança na área de estudo (na época era políticas públicas para o ensino superior e, estudando na Universidade de Brasília, as mudanças eram sempre questionadas, mesmo as mais novas...).

Meio sonolento, vi pela televisão - diga-se de passagem em tempo real - a primeira torre do World Trade Center em chamas e, poucos minutos depois o segundo avião na outra torre. Não entendi no momento o que estava acontecendo, seja pelo sono ou mesmo pela preguiça de entender o comentarista. Depois de alguns minutos, o que parecia ser um acidente virou um atentado terrorista e, posteriormente criou repercussões mundiais.

Nessa época começava a convidar autores para a minha quarta coletânea "História do Tempo Presente", que discute a confluência de três grandes áreas: educação, história e jornalismo. Os 50 autores envolvidos ficaram empolgados com a permissão de discutir o acontecimento presente e a mescla entre história-jornalismo. De fato, desses, somente a professora Ana Maria Maud (UFF) fechou sua reflexão com o tema: "Dimensões do presente: palavras e imagens de um acontecimento, os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001". Nesse texto, Maud por meio da análise histórico-semiótica, avaliou as imagens fotográficas. Eis alguns dos pontos destacados:
"a) O espaço visual do acontecimento:
As fotografias que compõem a série analisada são provenientes de várias agências de notícias, segundo a distribuição abaixo:
AP – 21%
Reuters – 18%
AFP – 16%
France Presse – 10%
Fotógrafos free-lance – 7%
Folha Imagem – 4%
Arte JB – 2%
Getty Images – 1%
BBC – Online – 1%
CNN – 1%
Sem identificação da autoria – 11%
Divulgação – 9%
Cerca de 75% das fotografias foram distribuídas por agencias internacionais, sem contar as 9% de fotos de divulgação relacionadas às fotografias de cenas de filme de Hollywood que serviram para fazer uma ponte com a ficção cinematográfica. Portanto, a maioria das fotos veiculadas na imprensa brasileira foi adquirida em agencias fora do país e produzidas por fotógrafos norte-americanos, como ficou evidenciado, anteriormente, pelo testemunho de Peter Turnley. Tal característica possibilitou-me considerar a série que trabalhei como amostragem de um padrão geral de representação sobre o acontecimento. De fato vasculhando revistas publicadas fora do Brasil, documentários do  National Geographic Channel, ou páginas da WEB, encontrava sempre o mesmo padrão de imagens que garantiu uma versão ao mesmo tempo homogênea e variada do acontecimento. Homogênea, pois seguem uma estética muito semelhante, entre si, em termos de composição fotográfica, como mostrarei a seguir, e por outro lado, variada, pois conseguem cobrir o acontecimento de todos os ângulos possíveis, pois em cada lado havia um obturador pronto a disparar, ou uma digital pronta registrar.
A presença de fotos feitas no Brasil (13%) deve-se ao fato de que a cobertura dos jornais também se preocupou em caracterizar a repercussão no âmbito nacional incluindo, assim, fotografias do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assistindo à televisão, do conselho de segurança nacional reunido e de transeuntes pelas ruas do Rio de Janeiro também de olhos atentos aos televisores espalhados pelos bares da cidade.
A proporção significativa de fotos não identificadas (11%) explica-se pela estratégia visual utilizada, principalmente, pela Folha de São Paulo para criar uma cronologia recente dos atentados por todo o mundo. Tal estratégia consiste na utilização de imagens pequenas (tipo thumbnails) para ilustrar a série cronológica, não identificando a origem da foto. Em geral as fotografias que ilustravam esquemas gráficos para fornecer uma idéia de como as torres desabaram, não possuíam crédito, como a seqüência que acompanha a queda da segunda torre publicada no Jornal do Brasil.
O espaço fotográfico  expressa o acontecimento através das opções associadas aos elementos da forma da expressão. Na sua análise obtive o seguinte padrão de representação fotográfica:
*  Tamanho: as fotografias tiveram uma pequena variação entre o tamanho grande (37%) pequeno (30%) e médio (33%), a proporção equilibrada de tamanhos caracteriza a diversidade dos usos da foto. As fotos grandes serviram de composição do panorama geral da tragédia, as fotos médias circunscreveram o acontecimento no “Ground Zero”, definindo o espaço da foto a escolhas mais objetivas, tais como as pessoas se abraçando, o bombeiro desolado, etc., já as fotografias pequenas, como mencionei acima, serviram antes de qualquer coisa como ilustração do texto escrito, neste caso, nem os detalhes tampouco o conjunto da imagem eram relevantes.
*  Formato, tipo de foto e relação com o texto escrito: 100% das fotografias apresentaram o formato retangular, próprio ao fotojornalismo contemporâneo, pois é o formato de representação visual que configura melhor nossa forma de visualização, como se o formato da foto fosse o formato do nosso olhar, naturalizando dessa maneira a representação e reforçando os aspectos testemunhais da imagem fotográfica. Do conjunto de fotografias analisadas 78% foram tomadas instantaneamente, contra 11% de fotos posadas e 11% de fotos encenadas. O instantâneo é a medida do momento, da atualização da imagem e o atestado incontestável da presença do fotógrafo no exato instante do acontecimento, já as fotografias posadas serviram para recriar uma situação vivida por sujeitos que estiveram no palco dos acontecimentos, diferentemente das fotografias encenadas que têm a ver com a relação quase automática feita pelos jornais entre o atentado de 11 de setembro de 2001 e a ficção hollywoodiana.Todas as fotografias possuíam legendas, poucas dentro da imagem e nenhuma recebeu um título específico. Em geral, a legenda traduzia verbalmente o que se via na imagem, poucas vezes ampliaram a informação que a própria imagem já trazia. Em relação às reportagens e crônicas as fotografias estabeleceram uma grande autonomia, à exceção das fotos pequenas mencionadas acima.
* Sentido e direção: em relação ao sentido houve um certo equilíbrio entre o sentido vertical (45%) e o horizontal (55%), com ênfase neste último. Já em termos de direção predominou a direção direita para esquerda (60%) e niveladas na linha do horizonte (81%). Ambos os itens dizem respeito ao aspecto dinâmico da fotografia no momento da sua recepção pelo leitor/espectador. Neste caso, o padrão hegemônico da representação acompanha a tendência ocidental de leitura das imagens, ou seja, da direita para a esquerda e de cima para baixo (Ostrower, 1988), sendo assim, o movimento da imagem que encaminha o olhar diretamente para a esquerda harmoniza com olhar do espectador, facilitando a leitura da imagem à medida que reforça a sua naturalização. Dentro dessa mesma linha, a relação entre fotos horizontais e niveladas reforça o padrão de visualização do nosso olhar, já apontada pela maciça presença de fotos retangulares, só que neste caso, a testemunha que olha está distante consegue conjugar o panorama da tragédia através do seu olhar.
Neste sentido, vale registrar que apesar da natureza essencialmente vertical (45%) e desnivelada (19%) do acontecimento, afinal de contas eram duas torres de mais de centenas de andares o principal palco das fotografias, a opção majoritária foi pelo equilíbrio e estabilidade da representação visual enfatizando o pesar e a dor de muitos, ao invés dos efeitos pirotécnicos.
* Arranjo e distribuição dos elementos na foto: também nestes itens a tendência de produzir fotografias plasticamente harmônicas, em torno de 11 de setembro de 2001, foi enfatizada através do predomínio de fotos com distribuição equilibrada dos elementos na foto (94%), ou seja, fotografias que não apresentaram concentração nem na parte inferior, tampouco na superior, mas distribuíram os elementos de maneira igualitária. Além disso, dentro tal organização harmônica foi enfatizada pela opção em 60% das fotos de colocar os elementos da composição em linha reta, contra 24% espalhados e 16% em semicirculo. Mais uma vez as opções da representação visual enfatizam opções estéticas que permitem uma visualização clara e completa da tragédia.
* Distribuição de planos e objeto central: A distribuição dos planos traduz a idéia de profundidade de campo, ou seja, quanto mais planos a fotografia possui tanto mais o fotógrafo quis contextualizar a fotografia. Em geral, fotografias com um único plano, recortam o objeto central do seu contexto e algumas vezes assumem um efeito de dramatização. Do conjunto de fotografias que analisei, 76% tinham dois ou mais planos contra 24% com plano único. Portanto a opção central foi enquadrar a totalidade, dar conta das multiplicidades de vivências que se inscreviam naquele acontecimento, buscando através da inclusão de planos dimensionar a sincronicidade de fatos. Quais fatos seriam relevantes para colocar-se em foco, em meio a tantos planos? Quando fui buscar quais eram os elementos colocados como objetos centrais das fotografias a ênfase recaiu sobre a figura humana (68%), nas mais diversas situações: de pânico e desolação, na atividade de resgate, preocupadas ou desoladas, ou ainda, andando a esmo. O restante das fotos, um total de 32% enfocava o patrimônio destruídos, as ruínas e os escombros que transformaram o local onde as duas torres se erguiam, no “Ground Zero”. Sendo assim tanto plano como objeto central, se conjugam com as opções anteriores de registrar a dor e o sofrimento das pessoas do que criar efeitos pirotécnicos.
* Nitidez: o padrão de nitidez acompanhou a tendência de naturalização da representação através do olhar de um espectador ideal, com imagens nítidas, de linhas bem definidas e claras e sem sombras. Este conjunto apresentou 28% de fotos coloridas contra 64% em p&b, sem que isso queira dizer que as fotos foram produzidas em p&b, pois a impressão dos jornais em geral optam por p&b, por motivos de custo. O fato é que dentro da tradição fotojornalística, a partir do momento em que cor foi introduzida nas revistas ilustradas, por volta dos anos 1960, os jornais aos poucos foram assumindo a cor, no Brasil até 1988 somente o jornal O Globo estampava fotos coloridas na primeira página. Mesmo assim, as fotografias em p&b ainda são as mais utilizadas nos jornais diários, contra a maciça utilização da cor nas fotos de revistas, por uma questão de custo, volto a insistir.
Portanto, o espaço fotográfico elaborou uma representação do acontecimento que valorizou o aspecto ético da ação dos fotógrafos, evitando fotos sensacionalistas e/ou que demonstrassem aspectos da desordem que a cidade assumiu. Conseguiu este efeito através de um enquadramento que elegeu a estabilidade, harmonia e um certo distanciamento na representação visual. Ao mesmo tempo,  inscreveu o acontecimento no seu contexto na tentativa de expressar a sincronicidade das vivências dos sujeitos envolvidos na tragédia. Por fim, ao optar pela total nitidez das imagens procedeu a elaboração de uma imagem tão real que atingiu a “hiperrealidade” de um espectador ideal.
b) Dimensões do acontecimento:
O acontecimento que chega aos nossos olhos através das fotografias de imprensa é mediado pelo olhar do fotógrafo que, neste caso, estava diretamente relacionado ao clima de espanto e comoção que envolveu os atentados de 11 de setembro de 2001. Por outro lado, como já foi apontado anteriormente, as fotografias de imprensa em geral são publicadas depois de passarem pelo editor de imagem, portanto, as fotografias que resultaram na série publicada na Folha e no JB passaram por dois filtros: primeiro, a escolha do fotógrafo e segundo o trabalho de edição fotográfica dos jornais. A existência de tais filtros obriga-nos a entender a fotografia como uma escolha realizada num conjunto de escolhas possíveis.
Através das fotografias nos deparamos com personagens e lugares que dimensionam o que aconteceu no tempo e no espaço. Neste sentido é possível delinear, através da análise dos lugares, dos personagens, dos objetos e vivências retratados, o acontecimento na sua dimensão de experiência social imediata.
A grade temática das fotos foi composta pelos seguintes itens  e suas proporções:
1.       Atentado – ataque e explosão do WTC: 9%
2.       Desmoronamento das torres do WTC: 5%
3.       Atentado ao Pentágono: 4%
4.       Destroços e desolação: 12%
5.       Desespero e pânico: 6%
6.       Espanto, medo e comoção: 9%
7.       Busca e resgate: 6%
8.       Segurança imediata aos locais dos atentados: 3%
9.       Reação da autoridades norte-americanas: 4%
10.    Repercussão internacional: 6%
11.    Repercussão no Brasil – autoridades: 2%
12.    Repercussão no Brasil – gente comum: 11%
13.    Retratos de personalidades: 3%
14.    Outros atentados aos EUA: 6%
15.    Atentados contra outros países: 2%
16.    Comemoração – 2%
17.    Enterros e pesar – 2%
18.    Ataques no cinema – ficção – 8%
Até o item treze as fotos estavam diretamente relacionadas, em maior ou menor grau, aos atentados. A partir deste item elas ampliam seu leque de referencias abrindo espaço para novas projeções temporais. Portanto do total de 100 fotografias, 80% têm como tema referências aos atentados, o restante das 20% das fotos distribuíram-se entre a alusão ao passado próximo, as primeiras referências ao oriente como o principal suspeito e a automática relação dos atentados com a ficção hollywoodiana.
A proporção dos locais retratados nas fotos também segue a mesma tendência:
1.       Nova York: 44%
2.       Washington: 9%
3.       Outras cidades dos EUA: 13%
4.       Europa: 6%
5.       Brasília: 5%
6.       São Paulo: 3%
7.       Rio de Janeiro: 10%
8.       África: 1%
9.       Ásia: 1%
10.    Países Árabes: 6%
11.    Israel: 2%
 É bom lembrar, que essa avaliação de Mauad, foi produzida poucos dias após o atentado de 11 de setembro de 2001, tendo como amostra 100 fotografias. Caso queira ler o estudo completo, que é muito revelador, mesmo já tendo passado tanto tempo, no livro História do Tempo Presente, capítulo 13. Também vale a pena visitar o Museu e Memorial do 11 de setembro, que tem uma série de fotos e documentários sobre o assunto.

Foto:  Photo by Andrea Booher, Courtesy FEMA

0 Responses so far.

Postar um comentário