Sigla do NVDA
O Blog do Gipo tem como meta levar informação acessível ao maior número possível de pessoas. Dessa forma, ao longo de sua criação, vem testando ferramentas que visam facilitar o acesso de pessoas com baixa acuidade visual (visão subnormal).

Vencida essa primeira etapa, estamos implantando o uso da ferramenta NVDA para acesso do conteúdo a cegos. O NVDA ou leitor de "Non Visual Desktop Access", tem licença GPL (sigla em Inglês para "LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU"), de autoria da Fundação para o Software Livre e adotada pelos sistemas GNU/Linux e outros.

Como funcionará esse processo? Lembrando que o Blog do Gipo é um sítio pessoal, mantido apenas pelo autor, nos próximos meses migraremos algumas funcionalidades, visando facilitar a utilização. Desde já, é possível testar o NVDA por meio do símbolo presente em todas as páginas do Blog do Gipo. 

Passos de implementação

Ao clicar na imagem estilizada que representa a sigla NVDA, um programa executável será aberto (não se assuste com isso!). Salve-o em seu pen drive, pois poderá utilizá-lo em qualquer computador.


Esse programa está compactado (podendo ser acessado via .zip, .rar ou assemelhado). Após a descompactação, procure o arquivo "nvda.exe" e clique duas vezes. Com isso, o programa ficará ativo em seu computador (ou em qualquer um que usar. Lembre-se: essa versão não instala nada no computador que está usando. Caso queira uma versão permanente em seu computador, vá ao sítio da NVDA).

Tenha paciência para ajustar o programa, pois ele irá reconhecendo e sintetizando a leitura. Caso queira trocar a voz utilizada ou fazer outros ajustes, clique com o botão direito em cima do símbolo NVDA na barra inferior do navegador (windows ou linux) e vá testando o som e funionalidades que melhor se aproxima de suas necessidades.