Essa foi a temática central da discussão realizada por John Berman, correspondente da ABC News desde 2002,  Susan Chira, editora de Negócios Estrangeiros do New York Times desde 2004, Jason Fry, ex-assistente de edição do Wall Street Journal Online e Alexander Heffner,fundador da Scoop44, um diário online que cobre a administração Obama.
 
Os jornalistas discutiram sobre o desenvolvimento das tecnologias, a crise no modelo de negócios do jornalismo impresso e os impactos das mídias digitais sobre a profissão, que tende a perder seus espaços tradicionais - as redações - como local produtor de notícias.

Uma problemática interessante nesse debate, levantada por  Jason Fry é a questão da audiência. Segundo ele, a mídia impressa tem uma audiência que envelhece e que não está sendo substituída por uma mais jovem. É a questão que já falamos em outros momentos: como atrair neoleitores ao modelo impresso? Se é que será possível, já que esses neoleitores são 'nativos digitais' e vivenciam outras experiências do ato de ler, que envolvem aspectos multimídia e interação.

De qualquer forma, uma transcrição desta mesa redonda foi disponibilizada na Revista Andover, sob o título "Your Daily Newspaper Is Dying. Now What?". 


A íntegra da mesa redonda pode ser vista a seguir:

Journalism Roundtable from Phillips Academy on Vimeo.


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