Imagem: Público e Privado
Quem se interessa pela área dos Estudos Culturais (Cultural Studies), não pode perder a oportunidade de fazer download de quatro livros disponibilizados em formato e-book pela editora Autêntica.

Os Estudos Culturais são um campo de pesquisa/investigação de caráter interdisciplinar, dessa forma explora as formas de produção ou mesmo a criação de significados, utilizando-se do arcabouço teórico de várias áreas.

Os livros fazem parte do catálogo da editora, mas que encontram-se esgotados, mas que ainda são procurados pelo público. Para o acesso, é necessário um pequeno cadastro no sítio da editora. Veja a seguir a sugestão, mas outros títulos poderão ser acessados:

Título: Cartografias dos estudos culturais - Uma versão latino-americana

Autor(a): Ana Carolina D. Escosteguy

Um leitura bem interessante e esclarecedora, o livro apresenta um levantamento teórico e bibliográfico dos principais teóricos de Estudos Culturais da Europa e suas relações com os principais autores dessa área na América Latina.



Título: Nunca fomos humanos - Nos rastros do sujeito

Autor(a): Tomaz Tadeu (Org.)

O livro é uma coletânea de importantes autores sobre a constituição do sujeito frente às representações do próprio ser humano pelo cinema, pela imaginação, pelas relações entre sujeito e objeto. Os autores articulam textos teóricos e reflexão para rastrear vestígios e indícios de conhecimento e cognição na eterna busca pela identidade




Autor(a): José Gil , Ian Hunter , Jeffrey Jerome Cohen , Tradução e organização: Tomaz Tadeu , James Donald

O livro apresenta um conjunto de ensaios que analisam a ficção sobre monstros, chamando a atenção para o caráter problemático da natureza da subjetividade pressuposta na teoria pedagógica — sobretudo na teoria pedagógica crítica. Segundo a sinopse do livro, "a “pedagogia dos monstros” recorre aos monstros para mostrar que o processo de formação da subjetividade é muito mais complicada do que nos fazem crer os pressupostos sobre o “sujeito” que constituem o núcleo das teorias pedagógicas — críticas ou não.”



Título: Teoria cultural e educação - Um vocabulário crítico

Autor(a): Tomaz Tadeu

O livro apresenta mais de 200 verbetes originados de campos tão diversos como a Filosofia, Teoria Literária, Estudos Culturais, Psicanálise e Sociologia. Segundo a sinopse da editora, o livro vem preencher uma lacuna existente, já que "ao ler, nos últimos anos, textos de Teoria Educacional, quem não se deparou com termos como “metafísica da presença”, “sujeito”, “performatividade”, “binarismo”, “episteme”, falagocentrismo”, entre muitos aparentemente estranhos às preocupações das teorias pedagógicas e curriculares? Essa proliferação, na teorização educacional, de termos tomados de empréstimo à teorização social e cultural, demonstra seu amplo caráter intertextual".


0 Responses so far.

Postar um comentário