A Organização dos Estados Americanos, por meio de seu Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura, torna público a oferta de bolsas de pós-graduação em período integral e/ou pesquisa conducente a um título, para o processo seletivo 2012-2013.

Segundo a OEA, 

As bolsas são outorgadas por um período não superior a dois (2) anos acadêmicos e a renovação para o segundo ano acadêmico será aprovada se houver fundos disponíveis e se a renovação for necessária para continuar o programa de estudos ou pesquisa para o qual a bolsa foi inicialmente outorgada. O valor total da bolsa da OEA não deverá exceder US$ 30.000,00 por ano acadêmico, incluídos o valor da matrícula, outros benefícios da bolsa e custos administrativos. A OEA/DDHEC não oferece bolsas para estudos no campo das ciências médicas, nem para a aprendizagem de novas línguas.

No comunicado da OEA ainda são expressos os tipos de Bolsas:

• Auto-colocados: Candidatos solicitam admissão diretamente às universidades ou instituições educativas de sua própria escolha. O número de bolsas do tipo auto-colocadas que a OEA/DDHEC vai oferecer é somente uma (1) bolsa auto-colocada por país. Por tanto, os candidatos que elejam este tipo de bolsa terão menos probabilidade de receber uma bolsa da OEA.

• Colocadas pela OEA: A OEA procura colocação dos candidatos selecionados em universidades ou instituções educativas dentro do Consórcio de Universidades da OEA, levando em consideração, da melhor forma possível, os países de preferência declarados pelo candidato.


Requisitos básicos de Elegibilidade:

1. Ser cidadão ou residente permanente legal de um Estado Membro.
2. Ter um título universitário ao momento de apresentar a postulação ao Organismo Nacional de Enlace (ONE).
3. Encontrar-se em bom estado de saúde física e mental para completar o programa de estudo.
4. Dominar o idioma do país e/ou do programa de estudos.
5. Os candidatos a programas presenciais devem se comprometer a voltar ao país patrocinador para permanecer por um período mínimo de 24 meses depois de haver terminado o programa de estudos para o qual receberam a bolsa. Os candidatos a programas de ensino a distância (online) devem se comprometer a permanecer no país patrocinador pelo mesmo período de tempo.

Mais informações podem ser obtidas pelo Portal das Américas. Já o formulário de solicitação de bolsa online pode ser acessado no endereço: https://www.oas.org/fms/Announcement.aspx?id=294&Type=1&Lang=spa

2 Responses so far.

  1. Excelente iniciativa!

  2. Parabéns pela matéria e pelo blog!

Postar um comentário