Newsgathering não é uma palavra nova, mas com o advento da internet e de uma certa facilidade na "recolha de informações", tornou-se uma prática bastante difundida.
Trata-se de um tipo de disponibilização de notícia, que tem por mote ofertar ao jornalismo e seus profissionais informação. Esse tipo de atividade noticiosa, longe do tradicional jornalismo que pressupõe a apuração, tem como cerne os releases produzidos por empresas e organizações. Em muitos casos, a apuração é descartada no processo e se "aceita" o que é produzido e divulgado pela entidade.
Trata-se de um mercado novo, ainda distante? Se você pensa assim é melhor rever suas premissas. Agregadores de notícias já são um realidade em diversos países. Um deles chamado "noodls" é um agregador global de informações em tempo real que disponibiliza a "voz das organizações corporativas". É claro que é a voz oficial. Não a que foi verificada, apurada, contestada, mas a que expressa a compreensão da organização de "certas verdades".
Segundo o sítio, mais de 100 mil releases são produzidos ao dia, sendo que destes, o noodls agrega 13.051 de 32.783 organizações líderes em 163 países e 90 mercados.
Os números impressionam. Mas a pergunta não quer calar: será esse um novo jornalismo? Bem, para muitas editorias que se alimentam desses agregadores têm sido. E você, leitor, sabe de onde vem a notícia que consome? Será que ela é fruto de apuração e crítica, ou trata-se de uma versão oficial, fruto de um olhar, o da entidade?
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