Estão disponíveis para download 07 livros sobre comunicação. Eles abordam aspectos ligados a mídia, a web, a história e política jornalística e ao ciberespaço. Todos foram disponibilizados pela OAPEN - Open Access Library. Veja alguns dos títulos que garimpei:



Editora/Ano:Firenze University Press 2009
 
Autor(es):Francesca di Donato

Nessa obra, Donato reconstrói as circunstâncias que deram origem ao moderno sistema de comunicação científica, e as ferramentas qualitativas e quantitativas para a avaliação científica. Para isso, a se concentra na filosofia, história e arquitetura da Web desde o seu início até os mais recentes desenvolvimentos (Semantic Web e Web 2.0).



Título: Journalistieke Cultuur em Nederland

Editora/Ano: Editora Amsterdam University Press, 2009

Autor (es):  Bardoel, Jo , Vos, Chris , Vree Frank van, e Wijfjes, Huub

O livro aborda o jornalismo cultural na Holanda. Aborda os aspectos históricos e políticos envolvidos na consolidação de um chamado "jornalismo cultural", bem como a aproximação com as novas mídias. Também aponta para perspeticvas desse jornalismo cultural face ao novos modelos de democracia.  




Editora / Ano: Amsterdam University Press, 2005

Autor (es):  Wetenschappelijke Raad voor het Regeringsbeleid; The Netherlands Scientific Council for Government Policy

O livro aponta para as dificuldades que os Países Baixos sofreram por causa das longas discussões sobre a futura estrutura de apenas um setor da mídia, de difusão de programas públicos, através de rádio e televisão. Os resultados abordados no livro apontam para a produção de documentos, discursos e teorias, mas pouco na maneira de fazer política.




Editora / Ano: Amsterdam University Press, 2009

Autor(es): Boomen, Marianne van den, Lammes, Sybille, Lehmann, Ann-Sophie, Raessens, Joost; Schäfer, Mirko Tobias

O livro aponta para uma análise das três décadas de alinhamento sociais e culturais das novas mídias e a produção de uma série de inovações, provações e problemas, acompanhada por um discurso popular e acadêmico. A cristalização de uma área de New Media Studies em uma disciplina acadêmica, levanta a questionamentos: onde estamos agora? Que novas questões estão surgindo? A cultura digital contemporânea é realmente um caminho para  a aproximação com o leitor? Essas são apenas algumas das questões do livro.


Título: Avoiding the Subject : Media, Culture and the Object
Editora / Ano: Amsterdam University Press, 2004
Autor(es):  Clemens, Justin; Pettman, Dominic

O que pode Roger Rabbit nos dizer sobre a segunda guerra do Golfo? O que pode uma mulher casada nos dizer sobre o Muro de Berlim e sobre pós-humanismo e inter-subjetividade? O DJ Shadow pode nos dizer algo sobre o fim da história? O que pode a nossa rota de ônibus local nos dizer sobre a fortificação do Ocidente? Estas são apenas algumas das questões instigantes levantadas nesta coleção de ensaios inter-relacionados ao mediascape postmillennial.




Editora / Ano: Amsterdam University Press, 2008

Autor(es): Kuah-Pearce, Khun Eng

O livro examina a forma como as mulheres chinesas negociam a Internet, transformando-a em uma ferramenta de pesquisa e também em uma estratégia para a aquisição de informações, bem como para fins de redes sociais. Mulheres chinesas e Ciberespaço discute o impacto da tecnologia da Internet cada vez mais disponíveis sobre a vida e o estilo de vida de mulheres chinesas, analisando questões mais amplas, como por exemplo, de como as mulheres tornam-se os capitães de seus domínios e dos objetos eletrônicos de exploração, tudo isso em um mundo sem rosto, online.



Título: Sign Here! : Handwriting in the Age of New Media

Editora / Ano: Amsterdam University Press, 2006

Autor(es):  Neef, Sonja; Dijck, José van; Ketelaar, Eric

O livro apresenta uma série de artigos de diferentes áreas, que vão desde os estudos culturais e mídia para filmes, literatura e arte, de estudos de filosofia, ao direito de informação e estudos de arquivamento. Questões abordadas neste livro são: O manuscrito desaparecer na era da nova (digital)? O que acontece com importantes conceitos culturais e legais, como cópia e original, a autenticidade, a reprodutibilidade, a singularidade e interatividade?


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