Já faz algum tempo que queria partilhar uma forma de fazer jornalismo e transmitir informações que era bem comum no Brasil antes da popularização da TV. Trata-se do cinejornal, que era exibido no cinema, antes dos filmes, como forma de comunicar e de propagar notícias. A programação tinha formato e cunho jornalístico para exibição cinematográfica. 

Uma parte desse acervo está disponível no Arquivo Nacional e pode ser acessado via internet, pelo sítio da Zappiens.br. Essa é uma iniciativa experimental criada para ser um serviço gratuito de agregação e distribuição de conteúdo audiovisual científico, educativo, artístico e cultural da Comissão de Trabalhos de Conteúdos Digitais (CT-Conteúdos) do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Vale a pena conhecer e pesquisar no acervo.

No que indico a seguir, é possível assistir ao cinejornal "Atualidades Agência Nacional nº 3 (1963)", que traz as notícias sobre a visita dos cosmonautas Popovic e Nicolaiev ao Rio de Janeiro, a greve de ônibus elétricos no Rio de Janeiro, notícias sobre a 'melhoria' das condições de trabalho no campo, entre outras. É uma viagem pelo túnel do tempo e da forma como se fazia jornalismo em um Brasil do passado. Veja o vídeo:



0 Responses so far.

Postar um comentário