Fonte: UNESCO
Está disponível para download a proposta da UNESCO para o ensino de jornalismo em países lusófonos. Trata-se da publicação intitulada "Modelo curricular da UNESCO para ensino de jornalismo".

A publicação é fruto de uma consulta global realizada nos últimos dois anos e aprovada no I Congresso Mundial de Ensino em Jornalismo (25-28 de Junho de 2007, Singapura).

Essa publicação, segundo o sítio da UNESCO,
[...] fornece modelos genéricos que podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada país. A publicação reconhece os contextos social, econômico, político e cultural dos países, destacando a conexão entre democracia e jornalismo e defendendo uma abordagem mais interdisciplinar nos centros de formação em jornalismo.
De fato, na fase atual de discussões sobre caminhos formativos, essa publicação vem agregar valor, já que no contexto de elaboração, traz pontos de vistas diferenciados e geradores de discussão. Vamos ver se essa publicação agregará elementos ao que já é praticado nos diversos espaços em volta no Brasil e em outros países de língua portuguesa.  Esperemos que não seja um "modelo" e se torne fechado e prescritivo, mas antes um aglutinador de possibilidades.


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