Em 2009, a expressão "O futuro do jornalismo" foi utilizado largamente em artigos e palestras pelo mundo acadêmico. A utilização da expressão, chama atenção para algo "novo", que existe no campo discursivo e, que, dia-a-dia, parece criar um "pânico" em quem a lê. Digo isso, porque em conversa com colegas da área e acadêmicos, quando fala-se em "futuro do jornalismo", a expressão aparentemente foi ressignificada para "crise", "fim", "desemprego" e palavras afetas a essas.
O futuro nunca pareceu tão complexo para uma área, como aparentemente, sentem os profissionais envolvidos no processo, quer acadêmico, quer laboral. É quase uma "escatologia jornalística", aonde profissionais e acadêmicos parecem inflar e potencializar em suas falas, algo natural em outros campos do conhecimento, que é o esvaziamento de um modelo de negócios.
As palestras, artigos, notícias e outras comunicações do gênero, parecem atribuir um "fim" ao modelo de negócios da mídia tradicional, que realmente, deverá ser ressignificado, afim de se preservar. Mas o "fim", apesar dos discursos inflamados, não ocorre com a perda de certos "direitos" (como no caso do fim da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, no Brasil). Esse "fim", encontra-se em um "futuro" ainda incerto, mas promissor. É o que revelam as falas dos três vídeos a seguir.
The Future of Journalism, é uma palestra realizada na Stanford University com Leonard Downie Jr., um dos vice-presidentes do The Washington Post e, que reforça o confronto que parece existir entre o iornalismo impresso e o ambiente web. Nessa fala, já se vê os indícios do que ele defenderia no relatório The Reconstruction of American Journalism, já falado aqui no Blog do Gipo.
Também intitulado The Future of Journalism, Jonathan Este, diretor de comunicação da Media Alliance’s, fala na University of South Australia. Entre os diversos pontos, Jonathan Este fala sobre a relação entre blogueiros e jornalistas pagos, o uso de ferramentas de mídia digital e a relação entre meios de comunicação social e notícias.
O último vídeo, um pouco mais antigo, mas igualmente interessante, é a entrevista de Nicholas Lemann, da Journalism School of Columbia University, que discute a relação entre blogueiros, jornalismo e notícias. Apesar de nem sempre essa relação ser muito "amistosa", Lemann vê um futuro para a difusão de notícias nesse modelo que parece ser desenhado.
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