fotografia de kirk citron
Fonte: TED
Essa é uma constatação bem real: que faremos com tantas notícias? Kirk Citron, publicitário e coordenador do projeto The Long News, que pretende preservar as notícias que terão impacto nos próximos séculos, apresentou alguns argumentos sobre a noticiabilidade.

Citron, relembra no vídeo a seguir, que temos de ser seletivos no meio deste verdadeiro caos comunicacional. Para exemplificar, ele traz os números da Reuters, que publica por ano, cerca de 3,5 milhões de notícias. E essa é apenas uma fonte! "Mas quantas dessas histórias realmente terão importância a longo prazo?", problematiza ele em sua fala.  

De fato, a seletividade da informação é essencial, mas cabe uma cautela: quem definirá o que será importante daqui a 100, 200 ou 500 anos? Quem selecionará qual notícia virará história, sendo preservada e mantida? Temo pela manutenção da prática medieval de preservar apenas a história dos vitoriosos, dos grandes acontecimentos e, deixarmos para trás, as histórias das pessoas de carne e osso, dos pequenos grupos, dos esquecidos sociais.





2 Responses so far.

  1. Lindo seu blog!

  2. Oi Paula, obrigado. É sempre bom saber que os leitores aprovam as mudanças realizadas. Um abraço e continue participando.

Postar um comentário