Vídeo 1
Vídeo 2
Essa parece ser uma mistura explosiva: direitos autorais, mídia e cultura. Pelo menos foi o que ocorreu com o engenheiro biomédico e DJ, Gregg Gillis conhecido como Girl Talk, que sofreu processo no estado de Pittsburgh por fazer sampling de material protegido por direitos autorais, produzindo uma trilha sonora de 30 segundos com músicas de Elton John, Notorius B.I.G e Destiny's Child.
"Para ser claro, a nossa fragilidade não está na altura de nossas vozes, ela está em nossa determinação para sondar e desafiar a ortodoxia. Pode ser um clichê, salientar que houve uma enorme fragmentação dos fornecedores de notícias entre os meios de comunicação tradicionais e, que surgiu uma nova espécie digital - muitos deles altamente especializados - com notícias que você pode usar em tudo, desde o número de 'buracos do lado de fora de sua porta da frente', ou mesmo o que está acontecendo em outros espaços,... além de blogs, Twitter e assim por diante. Mas, embora as organizações de notícias individuais estejam, provavelmente, mais fracas, enfrentando pressões financeiras, mais concorrência do que nunca, o poder das histórias individuais - e, suponho, de jornalistas, de tempos em tempos - tem aumentado. Quando tiro uma história na internet, como têm muitas vezes ocorrido em relação à crise de crédito nos últimos anos, é uma enorme explosão de informação no mundo inteiro. [...] Quando comecei no jornalismo, eu escrevia uma ou duas histórias em uma semana em uma máquina de escrever clunky mecânica - foi no século passado, mas realmente não faz muito tempo. Agora eu escrevo em até cinco ou seis blogs em um único dia, e transmito o programa Ten O'Clock News para até 20 ou mais outros canais e programas em um único dia."
Outros pontos importantes também foram destacados por Robert Peston. Leia o texto integral aqui."Ao invés de jornalistas totais [fechados em uma única área], talvez nós estejamos nos tornando jornalistas que escrevem a música tema, cantam a música tema, e assim por diante. Certamente, o meu conselho para qualquer jovem que pense em se tornar um jornalista é adquirir todas as habilidades, mesmo as que não se consideram jornalísticas, de transmissão, ou os jornalistas de rádio ou imprensa escrita: cada vez mais é tudo a mesma coisa. O que importa é o que sempre importou - os fatos, a história. A habilidade de um jornalista é desenterrar informações que interessam às pessoas e, depois, comunicá-lo da forma mais clara, precisa - e, se possível, de maneira tão agradável - como possível."
"Morreram 17 milhões de soviéticos (sendo que 9,5 milhões de civis); 6 milhões de judeus; 5,5 milhões de alemães (3 milhões de civis); 4 milhões de poloneses (3 milhões de civis); ,2 milhões de chineses; 1,6 milhão de iugoslavos; 1,5 milhão de japoneses; 535.000 (330.000 civis) de franceses; 450.000 (150.000 civis) de italianos; 396.000 de ingleses, e 292.000 soldados norte-americanos." - Fonte: Wikipédia.
Comemoramos, apesar de poucos lembrarem, no dia 18 de agosto o Dia Mundial da Fotografia.
Lembro-me no início dos anos 1980, quando assiti pela primeira vez um filme da trilogia Star Wars, quão empolgado fiquei com as animações e efeitos especiais da época. Era vibrante sonhar com um futuro distante e comunicação via hologramas.
A dica veio do Blog do GJOL. O livro Tecnologia Social: ferramenta para construir outra sociedade foi lançado e disponibilizado na rede."voltado para o entendimento da exclusão social e da necessidade de conceber uma tecnologia que faça frente a esse contexto excludente. [...] O objetivo do livro é municiar o debate envolvendo as condições para sustentabilidade de empreendimentos solidários (ESs), que tem acompanhado o processo de democratização da América Latina, no sentido de auxiliar a elaboração de políticas voltadas para a inclusão."
Um buscador interessante planta árvores a cada conjunto de utilizações. É isso mesmo! Vale a pena conhecer. Trata-se do eco4planet. Esse buscador utiliza o sistema Google, mantendo a reconhecida capacidade já conhecida do Google com um visual também simples e rápido, porém inovador na utilização predominante da cor preta.
Completei 10 anos que "experimentei" minha primeira iniciativa na rede: a Revista de Pedagogia, que funcionou efetivamente de 1999 a 2003, semestralmente, disponibilizando 15 números. Já postei algo sobre sua história aqui.
Não é de hoje que se tem uma grande preocupação com o que se escreve na rede. De fato, nos últimos meses muita briga tem surgido sobre a escrita na rede.
Um exemplo legal para os autores e editoras é dado pelo argentino Paul Capriotti. Capriotti é doutor em Ciencias de la Información pela Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha).
A ferramenta Walk2web mapeia de forma interativa e em tempo real as conexões que são estabelecidas entre qualquer site da internet.
Você sabe o que é um monstro? Segundo o dicionário, é "um animal legendário, que combina traços humanos e formas variadas de animais".
Você sabe quais são os cinco direitos fundamentais de toda criança e adolescente no Brasil? Não sabe? Pois é, se me perguntassm isso, ficaria de "calça justa" também, pois até rememorar e procurar na legislação brasileira os fundamentos legais, teria um pouco de trabalho.Algumas dicas são importantes, tais como as explicitadas quando da entrevista de crianças e adolescentes e, que não custa lembrar:
* LEMBRE-SE de que o menino ou menina tem direito à privacidade, ao sigilo, e à proteção de situações de injúria (ofensa) e represália.
* IMAGENS OU RELATOS que possam colocar a criança, irmãos ou pessoas próximas em situação de risco (mesmo quando as identidades são trocadas ou omitidas) não devem ser publicados. Assegure-se de que a criança não será colocada em risco ou será prejudicada pela exposição de sua casa, comunidade ou localização.
* EM CASO DE ENTREVISTAS, certifique-se de que os responsáveis pela criança sabem que ela está falando com um jornalista; explique-lhes a proposta da entrevista e suas intenções de uso do material e obtenha a permissão para todas as entrevistas, gravações ou documentações fotográficas.
* EM GRAVAÇÕES em vídeo ou para rádio, lembre-se de que a escolha do cenário ou do acompanhamento musical podem inferir sobre a criança e sua história.
* NÃO ESTIGMATIZE a criança. Evite categorizações ou descrições que a exponham a futuras represálias – como danos físicos ou psicológicos, ofensas e descriminação ou rejeição por parte de sua comunidade.
* ASSEGURE A VERIFICAÇÃO independente das informações fornecidas pela criança, tendo atenção especial para garantir que essa confirmação ocorra sem colocar o menino ou menina em risco.
Essas são dicas importantes! E aí? Se te perguntarem novamente quais os cinco direitos fundamentais de toda criança e adolescente no Brasil? O que responderia? Sem dúvida, eu responderia que os cinco direitos são:
1 Vida e à saúde
[arts. 7º a 14]
2 Liberdade, respeito e dignidade
[arts. 15 a 18]
3 Convivência familiar e comunitária
[arts. 19 a 52]
4 Educação, cultura, esporte e lazer
[arts. 53 a 59]
5 Profissionalização e proteção no trabalho
[arts. 60 a 69]
Importante: As fotos acima são do site http://www.nychildren.org/, um projeto mantido por Danny Goldfield. Visite e conheça.
Boa leitura!
O jornalismo digital ou on-line é uma realidade no espaço da web. Nos últimos meses, diversas empresas jornalísticas fizeram reformas drásticas em seus organogramas (como no caso de um grande jornal americano que demitiu quase 600 funcionários de sua redação impressa para se adequar ao formato digital) para agregar novas competências e habilidades em seu processo de construção da notícia (e veja que não estamos falando dos valores-notícia!).Integración de redacciones from alvaro liuzzi on Vimeo.
Redes sociais na internet é o livro disponível para download de Raquel Recuero, lançado em maio de 2009 pela editora sulina e disponível também na página http://www.redessociais.net/.
A sociedade em rede: do conhecimento à Acção Política foi organizado por Gustavo Cardoso e Manuel Castells. É o resultado do seminário A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa Perspectiva Global, realizado em 2005 em Lisboa. Traz inúmeras contribuições a temática.
