A sociedade em rede: do conhecimento à Acção Política foi organizado por Gustavo Cardoso e Manuel Castells. É o resultado do seminário A Sociedade em Rede e a Economia do Conhecimento: Portugal numa Perspectiva Global, realizado em 2005 em Lisboa. Traz inúmeras contribuições a temática.


Entre essas contribuições, a seção IV do livro, aborda uma discussão interessante sobre direitos autorais. Essa é bem apropriada, já que, no momento, lemos sobre "rumores" da cobrança pela informação livre em vários espaços. O autor desse capítulo, Lawrence Lessig escreveu uma boa análise do período de transição que estamos do Read-Only para o read e write:

"Read-Only. Receptores passivos de uma cultura produzida noutro local. Colados ao sofá. Consumidores. Este é o mundo dos media do século XX. O século XXI pode ser diferente. Este é o ponto crucial: pode ser simultaneamente read e write (ler e escrever). Ou pelo menos ler e perceber melhor o ofício de escrever. Ou melhor ainda, ler e perceber as ferramentas que nos permitem escrever de forma orientada ou não. O objectivo de qualquer aprendizagem e desta aprendizagem em particular, é a de «dar capacidade às pessoas para escolherem a linguagem apropriada para aquilo que pretendem criar ou exprimir». Isto permite aos estudantes "comunicar na linguagem do século XXI."

Uma boa leitura!


0 Responses so far.

Postar um comentário