Está em fase de testes uma nova ferramenta gratuita de interação. Ela foi batizada de Twitcam, pois une o já conhecido Twitter, com uma webcam, proporcionando uma interação em tempo real entre os participantes. É claro que a ferramenta não permite emissão e recepção ao mesmo tempo de imagem, mas é possível emitir imagem a partir da webcam e receber questionamentos e contatos via Twitter que está incorporado ao ambiente.

Realizei três testes no ambiente. Nos dois primeiros, tive dificuldade em conseguir gravar, sendo um "fracasso". Nessa terceira tentativa, tive problemas com a sincronização do áudio, que foi corrigida depois de uns 20 minutos. Espero que nessa fase "beta" isso seja corrigido.

Algo que não consegui foi visualizar direto no ambiente do Twitcam, a mensagem "Please try again later" permaneceu mesmo depois de uma hora de espera, mas a posterior incorporação permitiu que assistisse ao vídeo. Quanto a interface do ambiente, ele é fácil de interagir e agradável, a única "manha" é que se a câmera não estiver conectada antes do login, você não conseguirá depois conectar, sendo necessário sair do ambiente e retornar.

A seguir está o meu terceiro teste da ferramenta.

Quanto a possíveis utilizações dessa tecnolologia, sugiro uma visita ao blog Jornalismo Móvel de Fernando Firmino, que testou em uma interação Brasil-Portugal com alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).



1 Response so far.

  1. Olá, gostaria de saber qual programa vc usou para gravar sua twitcam com áudio. Obrigada!

Postar um comentário