Não sou tão "antigo" assim, mas comecei no mundo profissional com uma máquina de escrever, da marca Olivetti. Era pesada e fazia um barulho na hora de teclar. Todo dia era um esforço imenso, que ficava com os pulsos doendo. Alguns anos depois, chegou uma máquina de escrever elétrica. Uau! Acabou o sofrimento dos pulsos, mas em compensação o barulho era muito maior do que a velha máquina manual. 
Nos início dos anos 1990, tive acesso ao primeiro computador, em um curso de Introdução a informática, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Parecia coisa de outro mundo: o computador era imenso, parecido a uma cabine dessas que encontramos em áreas de lazer de shopping para jogos eletrônicos. Foi meu primeiro contato ao computador. Fiquei maravilhado enquanto carregava linha por linha a tela verde... O tempo passou tive meu primeiro PC - se é que o 8088 pode ser assim chamado! Novamente a fascinação pela tecnologia... Depois outros vieram...
Quase duas décadas depois desse contato inicial, encontro-me com o que somente viámos em filmes de Hollywood: tecnologia táctil, sem fios, sem hardware pesado, praticamente sem quase nada. Estou falando de tecnologia semelhante ao que vimos no filme Minority Report. Só que dessa vez não é filme. É realidade!
Essa realidade foi permitida pelo projeto SixthSense (sexto sentido), desenvolvido pelo MIT, nos Estados Unidos. Esse projeto parte da idéia que usamos nossos 5 sentidos para recolher informação no mundo que nos rodeia e para responder a ele: tato, visão, audição, olfato, paladar. E a defesa mais incrível: que poderíamos ter um sexto sentido com o auxílio das tecnologias da informação, onde tudo está on-line e móvel.
Como funciona o projeto? SixthSense é uma interface gestual que aumenta o mundo físico à nossa volta com a informação digital e permite que você use gestos naturais para interagir com essa informação. Ao usar uma câmera e um projetor montado em um pequeno pingente, SixthSense vê o que você vê e visualmente aumenta as superfícies ou objetos que estão interagindo com a informação.
Veja como funciona no primeiro vídeo e, depois, se quiser saber mais, há um vídeo de apresentação de uma palestra disponível no TED.

Vídeo 1


Vídeo 2


0 Responses so far.

Postar um comentário