A Revista de Pedagogia (www.fe.unb.br/revistadepedagogia) surgiu em 1999. Foi criada por Gilson Pôrto Jr, Fabiano Cavalcante Mundim e Fabiane Santos de Souza – a Comissão Executiva inicial de atividades. A revista foi pensada para ser o canal de utilização e divulgação discente e docente. O logotipo inicial era:
Por isso foi criada uma gride que, além de permitir uma fácil localização do usuário de Internet, tivesse suas características próprias (Ribeiro, 2003). A facilidade de navegação dada pela percepção de que elementos iguais estão sempre no mesmo lugar.
A disposição incomum dos elementos permite que o site não fique monótono. Esse foi, pelo menos, a intenção. O tamanho da página foi projetado para a resolução de 800x600 pixels, com uma cor de fundo que não torne desagradável os adeptos de 1024x768 pixels. Mais uma vez, o que motivou a decisão foi o fato de a grande maioria dos usuários de Internet optarem pela visualização em 800x600. Caso algum usuário ainda utilize a resolução de 640x480 pixels, terá o transtorno de usar barras de rolagem apenas.
imagem 1: site inicial (1999-2001)
Tratava-se de um lápis acertando um alvo. O logo representava bem o momento: tentava-se acertar uma proposta, um projeto. Como todo projeto dá idéia de projeção, o lápis a melhor representação.
Porém a revista cresceu e mudou. Levaram-se em consideração necessidades educativas e a transformação no escopo da publicação, sendo que ela passou por uma revisão, assumindo a seguinte estrutura:
O sítio revisto passou a ter a seguinte visualização:
Tratava-se de um lápis acertando um alvo. O logo representava bem o momento: tentava-se acertar uma proposta, um projeto. Como todo projeto dá idéia de projeção, o lápis a melhor representação.
Porém a revista cresceu e mudou. Levaram-se em consideração necessidades educativas e a transformação no escopo da publicação, sendo que ela passou por uma revisão, assumindo a seguinte estrutura:
O sítio revisto passou a ter a seguinte visualização:
Que elementos foram modificados e ampliados? Comecemos pela logomarca:
O logotipo passou por uma revisão. As cores da logomarca foram a base para as cores do site. Aos dois tons de azul com um pouco de preto foi adicionado mais um tom intermediário. Buscou-se uma outra gama de azuis para compor com esses três. Daí saiu os outros três tons. Para o contraste, buscou-se a cor complementar do azul, o laranja. Daí originaram-se outros três tons. E, por fim, optou-se por uma cor ainda mais forte que pudesse fazer um alto contraste, mas que não estragasse a harmonia do site: o pink. Foi uma decisão mais ousada, mas parece que deu certo (Farina e outros, 2006).
Foi necessário trabalhar bastante as cores para preencher as lacunas de imagens, comuns a qualquer publicação científica. Sempre que possível, os destaques com maior chance de possuírem imagens foram puxados para a coluna central a fim de que suas imagens pudessem ser colocadas na coluna da esquerda. As formas coloridas cobriram a falta de imagens, bem como as cores dos textos em destaque (Guimarães, 2000).
A gride da Revista de Pedagogia não é uma gride muito convencional. E foi por isso que ela foi escolhida. Não era interessante para a Revista de Pedagogia ser uma revista igual a todos os portais existentes na Web.
O logotipo passou por uma revisão. As cores da logomarca foram a base para as cores do site. Aos dois tons de azul com um pouco de preto foi adicionado mais um tom intermediário. Buscou-se uma outra gama de azuis para compor com esses três. Daí saiu os outros três tons. Para o contraste, buscou-se a cor complementar do azul, o laranja. Daí originaram-se outros três tons. E, por fim, optou-se por uma cor ainda mais forte que pudesse fazer um alto contraste, mas que não estragasse a harmonia do site: o pink. Foi uma decisão mais ousada, mas parece que deu certo (Farina e outros, 2006).
Foi necessário trabalhar bastante as cores para preencher as lacunas de imagens, comuns a qualquer publicação científica. Sempre que possível, os destaques com maior chance de possuírem imagens foram puxados para a coluna central a fim de que suas imagens pudessem ser colocadas na coluna da esquerda. As formas coloridas cobriram a falta de imagens, bem como as cores dos textos em destaque (Guimarães, 2000).
A gride da Revista de Pedagogia não é uma gride muito convencional. E foi por isso que ela foi escolhida. Não era interessante para a Revista de Pedagogia ser uma revista igual a todos os portais existentes na Web.
Por isso foi criada uma gride que, além de permitir uma fácil localização do usuário de Internet, tivesse suas características próprias (Ribeiro, 2003). A facilidade de navegação dada pela percepção de que elementos iguais estão sempre no mesmo lugar.
A disposição incomum dos elementos permite que o site não fique monótono. Esse foi, pelo menos, a intenção. O tamanho da página foi projetado para a resolução de 800x600 pixels, com uma cor de fundo que não torne desagradável os adeptos de 1024x768 pixels. Mais uma vez, o que motivou a decisão foi o fato de a grande maioria dos usuários de Internet optarem pela visualização em 800x600. Caso algum usuário ainda utilize a resolução de 640x480 pixels, terá o transtorno de usar barras de rolagem apenas.
É isso, por enquanto....
0 Responses so far.
Postar um comentário