Chris Lake, da Econsultancy Digital Marketers United, disponibilizou 25 sugestões para o jornalista ampliar seus espaços de atuação. Algumas já são conhecidas e utilizadas por muitos de nós, mas outras ainda são um grande mistério tecnológico. Não são complexas, mas requerem um tempinho para o exercício e, muita, muita paciência caso não se acerte da primeira vez.
Transcrevo as primeiras doze sugestões dadas. Veja o que ele indicou:
1. Crie um blog: Publicar qualquer coisa na internet alguns anos atrás era muito complicado. Alguns tentaram sem muito êxito, mas as coisas mudaram. Nunca foi tão fácil publicar todos os tipos de conteúdo online. Você não acredita em mim? Tente Posterous, que lhe permite publicar artigos on-line via e-mail. Comece o seu próprio blog pessoal hoje. Ou melhor ainda, inicie um blog temático. Isso será muito estimulante, se você não tiver feito isso antes. Usando o Posterous você terá blogs no prazo de cinco minutos, e nem precisa registrar (login e senha) para começar a publicar.
2. Colabore: Se você está preocupado sobre não ter tempo suficiente para manter um blog, então por que não colaborar com outras pessoas, ou participar de um blog existente ou alguma outra publicação? Ele irá ajudar a ampliar a sua experiência, seu currículo, e é especialmente útil para os escritores ocasionalmente conectados que visitam para acumular algumas habilidades on-line. As pessoas podem conseguir muito mais quando trabalham juntos.
3. Apareça (Big up yourself): Você pode optar por não ter um blog, mas você definitivamente devera ter um site que apresente suas produções (portfólio). Mostre as suas habilidades e experiência, e link para o seu trabalho através do seu portfólio on-line. Não há nenhuma razão para não possuir.
4. Escreva sobre sua paixão: E estamos de volta ao primeiro ponto, sobre como iniciar um blog. Eu sei que um número de jornalistas não conectados, que estão presos na rotina, escrevendo notícias sobre pessoas que não estão interessados em ler o que foi produzido, raramente se tornam jornalistas, a menos que gostem de escrever, então porque não começar a divertir-se novamente? Por que você não pára alguns instantes e escreve sobre algo que você ama? Tente escrever sobre uma paixão pelo menos uma vez por semana. Isso irá ajudar a construir o seu portfólio. Você vai se sentir mais feliz com seu trabalho. Você será capaz de expressar as suas opiniões.
5. Use Feeds: Saiba como acompanhar os seus assuntos, suas histórias, suas principais fontes, palavras-chave, os concorrentes e assim por diante. Fazer isso é fácil por meio da criação de feeds (RSS) para pesquisas em sites como o Google News, Twitter e Digg. Se você ainda não abraçou o uso de feeds (RSS) para se inscrever no conteúdo (em oposição a visitar sites para ler as histórias), então confira o Google Reader e faça a notícia chegar até você. Eu uso o Byline app (link iTunes) para o iPhone para ler estas histórias offline quando em movimento.
6. Utilize o Twitter: Twitter é simplesmente uma ‘câmara de eco’ enorme feito de milhões de pessoas. É absolutamente uma fonte de notícia, mas não é 'jornalismo'. Esse é seu trabalho: fazer com que o ruído tenha sentido, para validar as fontes e histórias, e para descobrir as novidades. Como os jornalistas devem sintonizar o Twitter? Siga influenciadores e utilize o Twitter como um filtro. As pessoas vão segui-lo de volta e você pode usar o Twitter para criar uma “rede de consciência” de seu trabalho.
7. Produção de vídeo: É mais fácil do que nunca para filmar e distribuir o vídeo. Há câmeras embutido em seus telefones e laptops. Há um monte de sites de vídeo para ajudar a disponibilizar o seu conteúdo. Adicionar um vídeo a artigo online é incrivelmente simples.
8. Tecnologia móvel é uma ferramenta maravilhosa: Nunca foi tão fácil capturar idéias, construir as histórias, e publicar conteúdo. Há tantos e incríveis aplicativos móveis lá fora disponíveis para ajudar os jornalistas: Audioboo, Apps Dictaphone, Listas de afazeres, Ferramentas de workflow, Câmeras embutidas, Vídeo agregadores, Notebooks, Mindmaps, Mensagens. O celular realmente é o melhor amigo do jornalista. O iPhone é simplesmente incrível. Saiba como tirar o melhor partido do seu celular ...
9. SEO é uma sigla que você realmente precisa aprender: Significa “motor de pesquisa e optimização” e é a ciência de empurrar suas histórias para o topo do Google. Você precisa saber como optimizar o seu trabalho para o Google, para impulsionar 'findability'. A notícia de hoje não é o papel do futuro chip: esta é arquivada no Google para sempre. No futuro, os escritores com algumas habilidades básicas de SEO terão uma vantagem sobre aqueles que não possuem nenhuma. Faça a sua palavra-chave de investigação e descobra o que você deseja classificar no Google.
10. Aprenda a amar os links: Na sequência do último ponto, as ligações são o que fazem girar o mundo online. Eles fazem escala no Google. Links fornecem o tráfego e Googlejuice. É nececssário que você compreender como escrever links de qualidade. Fique de olho nas pessoas que fazem links com você.
11. Tag, tag, tag: Marcação de conteúdo é um ótimo hábito para se desenvolver. Tags desempenhar um grande papel na pesquisa. Elas tornam mais fácil para as pessoas (motores e busca) encontrar o seu conteúdo. Tente um nicho próprio.
12. Copywriting Online: Não é realmente tão diferente da copywriting offline, embora haja um monte de coisas novas a considerar. Eu escrevi um AZ de copywriting em rede, que deve ajudá-lo com o básico.

3 Responses so far.

  1. Adorei o post. Acho que tô no caminho certo...rs

    Beijo

  2. É um caminho que parece não ter mais volta Soraia... Temos de nós acostumar e mudar hábitos profisssionais...

  3. Ótimas Sugestões, creio que a tecnologia estará cada vez mais integrada ao jornalismo, é uma realidade que muitos jornalistas ainda não conseguiram se adaptar.

Postar um comentário