Faz 65 anos que deixamos para traz o holocausto ocasionado pelo regime nazista durante a II Guerra Mundial. É com dor e revolta que, desde então, olhamos para frente com medo de repetirmos tais atos de crueldade humana. É um medo justificado, pois o ser humano é capaz disso e muito mais.
Pelas estatísticas disponíveis na rede,vemos o quanto foi penoso e catastrófico para a humanidade:
"Morreram 17 milhões de soviéticos (sendo que 9,5 milhões de civis); 6 milhões de judeus; 5,5 milhões de alemães (3 milhões de civis); 4 milhões de poloneses (3 milhões de civis); ,2 milhões de chineses; 1,6 milhão de iugoslavos; 1,5 milhão de japoneses; 535.000 (330.000 civis) de franceses; 450.000 (150.000 civis) de italianos; 396.000 de ingleses, e 292.000 soldados norte-americanos." - Fonte: Wikipédia.

Milhões de vidas ceifadas pela ganância de poucos poderosos. Essa é uma reflexão importante. Não podemos esquecer das mortes, das vidas interrompidas, dos amores não realizados. Não podemos, mas esquecemos.

Diariamente temos holocaustos semelhantes, não mais em nome de uma suástica, mas em nome de uma indústria consumidora muito foraz e altamente preparada para se manter no anonimato ou mesmo para se travestir de uma "responsabilidade social". Agora a pouco, assisti a um documentário que fala sobre esses holocaustos. Ele é intitulado "A carne é fraca". Foi produzido pelo Instituto Nina Rosa, que desde 2000 vem produzindo documentários que fazem refletir nesse caos consumista que nos acostumamos (digo isso, pois também estou dentro dessa roda viva, que gira, gira e parece não parar!).

O documentário aposta na sensibilidade de quem assiste e, não é sem motivo: não há como ver as cenas de animais que consumimos diariamente e não associar ao que ainda resta em nós de humanidade e, perceber, que transformamos nosso planeta em um enorme campo sacrificial - um holocausto(em grego antigo: ὁλόκαυστον, ὁλον [todo] + καυστον [queimado]), no pleno sentido.

Assista aos vídeos a seguir e pense. Estou pensando nisso. Se quiser material de aprofundamento, o Instituto Nina Rosa disponibiliza material pedagógico para uso em seu sítio.
Vídeo: A Carne é fraca - primeira parte


Vídeo: A Carne é fraca - segunda parte


0 Responses so far.

Postar um comentário