O jornalismo digital ou on-line é uma realidade no espaço da web. Nos últimos meses, diversas empresas jornalísticas fizeram reformas drásticas em seus organogramas (como no caso de um grande jornal americano que demitiu quase 600 funcionários de sua redação impressa para se adequar ao formato digital) para agregar novas competências e habilidades em seu processo de construção da notícia (e veja que não estamos falando dos valores-notícia!).

De qualquer forma, as redações modificaram-se ou estão em processo de atualização para a cultura da internet e a sociedade em rede. Passeando pela internet, ou melhor, como chama André Lemos no seu texto Ciber-Flânerie, estava eu no processo que ele bem define:

"O flâneur inventa a cidade sobre a cidade e suas infra-estruturas. Trata-se mesmo de traçar sulcos na sua superfície, marcar o tecido urbano como um texto alucinadamente atravessado por remissões infinitas. Nesta perspectiva, andar, caminhar, errar pela cidade num ritmo próprio, navegá-la metaforicamente, abrindo-se para os estímulos contraditórios – este exercício de sair de si - resulta numa escrita que a torna um lugar praticado. O mesmo acontece com a prática da navegação pelo ciberespaço."

Nessa ato de "flâneur" pela rede, encontrei uma página muito interessante, do projeto "Documental Multimedia Redacciones On Line", que tem como foco mapear e discutir as modificações que passaram sete redações digitais de periódicos em língua espanhola: abc.es (Espanha), clarín.com (Argentina), críticadigital.com (Argentina), cronista.com (Argentina), elpaís.com (Espanha), elmundo.es (Espanha) e perfil.com (Argentina). O material é bem completo e traz entrevistas bem esclarecedoras, além de produções escritas e infográficos.

A seguir, o vídeo que apresenta esse projeto de intergração de redações on-line.



Integración de redacciones from alvaro liuzzi on Vimeo.



1 Response so far.

  1. Gilson, obrigado por fazer tal em seu blog. Em breve haverá mais notícias sobre o documentário com a maioria das redações.

    Um abraço da Argentina. Alvaro.

Postar um comentário