
De qualquer forma, as redações modificaram-se ou estão em processo de atualização para a cultura da internet e a sociedade em rede. Passeando pela internet, ou melhor, como chama André Lemos no seu texto Ciber-Flânerie, estava eu no processo que ele bem define:
"O flâneur inventa a cidade sobre a cidade e suas infra-estruturas. Trata-se mesmo de traçar sulcos na sua superfície, marcar o tecido urbano como um texto alucinadamente atravessado por remissões infinitas. Nesta perspectiva, andar, caminhar, errar pela cidade num ritmo próprio, navegá-la metaforicamente, abrindo-se para os estímulos contraditórios – este exercício de sair de si - resulta numa escrita que a torna um lugar praticado. O mesmo acontece com a prática da navegação pelo ciberespaço."
Nessa ato de "flâneur" pela rede, encontrei uma página muito interessante, do projeto "Documental Multimedia Redacciones On Line", que tem como foco mapear e discutir as modificações que passaram sete redações digitais de periódicos em língua espanhola: abc.es (Espanha), clarín.com (Argentina), críticadigital.com (Argentina), cronista.com (Argentina), elpaís.com (Espanha), elmundo.es (Espanha) e perfil.com (Argentina). O material é bem completo e traz entrevistas bem esclarecedoras, além de produções escritas e infográficos.
A seguir, o vídeo que apresenta esse projeto de intergração de redações on-line.
Integración de redacciones from alvaro liuzzi on Vimeo.
Gilson, obrigado por fazer tal em seu blog. Em breve haverá mais notícias sobre o documentário com a maioria das redações.
Um abraço da Argentina. Alvaro.