Não há como não se emocionar com a aventura visual proporcionada por Yann Arthus-Bertrand.
O acervo de 2126 fotos gratuitas, fruto do documentário HOME, é uma conquista mundial. Primeiro pela iniciativa de disponibilizar o patrimônio coletivo visual realmente para o coletivo, sem ônus e, segundo, pela própria beleza de fotos e ângulos quase inéditos (em alguns até mesmo inéditos).
Aqui cabe uma pequena ressalva: sei que colegas vão querer me matar por falar em algo "inédito", mas penso que a sensação que temos com o visual-fotográfico, apesar de talvez não o ser esteticamente devido as técnicas, sempre é uma sensação cognitiva nova, daí inédita (aqui estou sendo mais pedagogo do que jornalista, pois John Dewey, filósofo e pedagogo do final do século XIX, defendia que cada experiência vivencial é única, ímpar!).
Outra conquista desse projeto: além da imagem que é um show a cada "clic", há também a possibilidade de se acessar os dados mais técnicos. Na foto do Corcovado, no Rio de Janeiro, por exemplo, temos informações no site sobre latitude/longitude 22°57’ S - 43°12’ W em que a foto foi feita; imagens de satélite do local e outras fotos (que são enviadas em diversos formatos para e-mail), dentre outras possibilidades que você encontrar ao passear pelo site.
Importante e, não exagerado, Yann Arthus-Bertrand em cada foto deixa claro uma mensagem básica de que nenhuma imagem pode ser utilizada para uma campanha publicitária ou relativa à promoção sem acordo prévio com ele e, algo bem expressivo e que já esperava ver em algum lugar: qualquer utilização relativa à promoção ou campanha publicitária das imagens é reservada exclusivamente às sociedades ou organismos protetores do ambiente!



0 Responses so far.

Postar um comentário