Desde que a reportagem Le Corps Incarcéré saiu no Le Monde no dia 22.06.2009 que tento fazer um post sobre a sensação que tive com a exposição montada. Ela foi realizada por Bernard Monasterolo e Karin Elhadj, com fotos de Léo Ridet.


Trata-se de uma reportagem especial de quase 15 minutos, que utilizando fotografias e entrevistas, foi montada a partir da vida de quatro privados de liberdade (Hugo, Hafed, Hélène e Djemel) em cinco eixos de análise/exposição:

1. O corpo escavado (Le corps fouillé)

2. O corpo do outro (Le corps de l'autre)

3. O corpo doente (Le corps malade)

4. O corpo reencontrado (Le corps retrouvé)

5. O corpo libertado (Le corps libérè)


A medida em que cada um desses aspectos é aprofundado pela vida de um dos quatro personagens, a reportagem especial ganha força com três entrevistas: a primeira, com o sociólogo Arnaud Gaillard que fala sobre a sexualidade dentro da prisão; a segunda com o sociólogo Laurent Gras que fala sobre a prática desportiva dentro dos espaços prisionais e, a terceira, com a psiquiatra Christiane Beaurepaire, que publicou agora em 2009 um livro sobre a psiquiatria na prisão.


Algumas coisas surgem nessa reportagem que acho importante pontuar: o conteúdo é típico de uma montagem em torno de histórias de vida e, portanto, rica em detalhes; a fotografia é bem feita, com detalhes de situações somente comuns a quem está dentro do espaço prisional, tais como cela, grades, roupas íntimas, micro-ambientes, etc. Esse 'partilhamento' de um um 'espaço comum', mas não comum a quem não está privado de liberdade, em primeiro momento, tende a chocar. É claro que o conjunto de fotografias escolhidas para o vídeo acabam diminuindo o impacto (para ser bem impactante, basta pegar algumas dos presídios aqui do Brasil). A sonoridade da reportagem também é interessante: os primeiros ruídos são de 'vozes disformes', sem uma sonoridade distinta e de chaves batendo. Depois se intercala com falas e fotos dos personagens. Bem, essas são algumas impressões iniciais. Convido você a tê-las também!


Caso queira aprofundar seu conhecimento sobre a temática, sugiro uma visita ao site da Senát, sobre Les conditions de détention dans les établissements pénitentiaires en France e a cronologia das políticas públicas da política penitenciária na França.


Um visita aos sites a seguir também esclarecem muito:

Comité européen pour la prévention de la torture http://www.cpt.coe.int/fr/default.htm/
Commission nationale de déontologie de la sécurité http://www.cnds.fr/
Cour européenne des droits de l’Homme http://www.echr.coe.int/

Ecole d’administration pénitentiaire http://www.enap.justice.fr/


0 Responses so far.

Postar um comentário