Quem disse que não é possível fazer jornalismo investigativo com humor? Pois é, o Diário do Comércio(SP) lançou o Museu da Corrupção, mais carinhosamente conhecido como MUCO.
Trata-se de uma ambiente "interativo", ou melhor, que permite uma interatividade com os arquivos de reportagens de todas os casos que, nos últimos meses, ganharam destaque na mídia.
O MUCO foi dividido em Hall de Casos, Sala dos Escândalos, Operações da PF, Arquitetura da Corrupção, Sala das CPIs e Galeria Edemar Cid Ferreira. Sugiro uma visita a todas elas, mas caso não tenha paciência de ver tanta notícia sobre escândalo, você pode se dirigir para a "Casa de Ferramentas". Nessa seção, você interagirá com um boneco metálico que tenta dizer para onde você deve ir (como se fosse possível escapar da corrupção!).
Segundo o Diário do Comércio, o Museu da Corrupção foi "pensado como um trabalho em permanente construção, o Museu da Corrupção on-line, cuja pesquisa inicial é da jornalista Kássia Caldeira, dará destaque, em sua versão inaugural, aos 15 episódios mais rumorosos dos últimos anos no País. Entre eles, a Operação Satiagraha, a Máfia das Sanguessugas, o Escândalo do Mensalão, o caso do TRT de São Paulo (do juiz Nicolau "Lalau" dos Santos Neto), a Operação Anaconda e o incidente dos dólares na cueca. A cada um será destinada uma "sala" com um relato, imagens e uma lista de reportagens que mostram a repercussão na grande imprensa. O usuário do site do DC poderá encontrar na área a relação completa dos escândalos ocorridos desde o início da década de 1970 e de grande parte das operações realizadas pela Polícia Federal no período".
A iniciativa é boa. Vamos conferir até aonde este projeto chegará.


0 Responses so far.

Postar um comentário