A agência Reuters dispensa muita apresentação. É uma das mais famosas e antigas agências de notícias do mundo, tendo sido fundada pelo alemão Paul Julius Reuter. A Reuters criou uma reputação invejável pelos furos de reportagem.

Com ampla credibilidade e experiência, a Reuters disponibiliza seu Manual de Jornalismo. Trata-se uma uma "preciosidade" (principalmente que agora não há limites dos 'novos' jornalistas na caça as notícias).

Entre os elementos destacados no manual da Reuters, ela define princípios e valores, resumindo-os em 10 elementos:

1. Mantenha sempre uma exatidão "sacrossanta".

2. Corrija sempre um erro abertamente.

3. Esforce-se sempre para ter um contrapeso, evitando a polarização.

4. Revele sempre um conflito de interesses a um gerente.

5. Respeite sempre informação privilegiada.

6. Proteja sempre suas fontes das autoridades.

7. Guarde sua opinião sempre que ela for de encontro a uma notícia.

8. Nunca fabrique ou plagie uma notícia.

9. Nunca altere uma imagem além das exigências do realce de imagem normal.

10. Nunca pague por uma história e nunca aceita um subôrno

Esses são os elementos centrais, porém uma lista mais extensa de outros aspectos são apontados em Reuters Trust Principles e Reuters Code of Conduct.




0 Responses so far.

Postar um comentário