Está disponível para download o livro "Futuros imaginários - das máquinas pensantes à aldeia global" de Richard Barbrook. Barbrook é professor da School of Social Sciences, Humanities and Languages da Universidade de Westminster.

Nesse livro, Barbrook reflete sobre o desenvolvimento tecnológico levando em consideração suas motivações políticas e objetivos econômicos. Essa é uma discussão que não é nova. Porém, o autor acrescenta também a discussão da repercussão social, e conectando informações dos campos da ciência, tecnologia, economia, política, história e comunicação de massa, dá um show de conhecimento e de idéias na área.

No prefácio à edição brasileira, Wanderlynne Selva, comenta o potencial do livro: "Com uma visão politizada e radical da tecnologia, Barbrook apresenta neste livro uma alternativa contrária à doutrina mcluhanista: “a convergência da mídia, as telecomunicações e os computadores não libertam – nem nunca irão libertar – a humanidade. A Internet é uma ferramenta útil, não uma tecnologia redentora. O determinismo tecnológico não molda o futuro da humanidade: quem constrói o futuro é a humanidade em si, usando novas tecnologias como ferramentas.”

Vale a leitura!


4 Responses so far.

  1. Parabéns, adorei o blog.

  2. Grande, Prof!
    Valeu pela dica!

  3. Professor, este link dos futuros imaginários não está disponivel para dowload. Há algum outro lugar onde encontramos?

  4. Prezados, se o link estiver quebrado, tente nesse alternativo: http://pt.scribd.com/doc/14252622/futurosimaginarios-Barbrook

Postar um comentário