Fronteira Estados Unidos/México
Quando se fala em fronteiras, a primeira imagem que talvez venha a mente é a de um "não-natural" ou imigrante tentando entrar em um espaço que é do "natural" ou cidadão. Pensa-se na vigilância, na proteção dos espaços e, óbvio, na punição do invasor. Mas que dizer das áreas formativas?

A comunicação é repleta de fronteiras formativas. O jornalismo, a editoração e, hoje, o web design são atividades laborais que se misturam no fazer jornalístico digital.  Os limites entre elas não são muito claras, já que quem produz notícia o pode fazer de várias formas. Tanto quem edita, quanto quem elabora os espaços noticiosos, são produtores de noticiabilidade, de uma maneira bem ampla.

 Já frisamos por aqui em outros momentos a necessidade da imersão do jornalista nas atividades que envolvem a internet e, nesse sentido, compreender quais as atividades/funções de cada área ajuda no entendimento de quais as competências que são ou mesmo podem ser partilhadas pelos profissionais.

Encontrei três vídeos simples, mas que expressam o posicionamento dos profissionais dessas áreas. Neles percebemos as competências formativas e as demandas necessárias.








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