Outro ponto do relatório "Annual Survey of Journalism & Mass Communication Graduates", produzido pelo James M. Cox Jr. Center for International Mass Communication Training and Research da Universidade da Geórgia, sobre o ano de 2009, é a questão dos salários.

Muitos imaginam salários milionários para quem está desenvolvendo atividades em países "desenvolvidos", como é o caso dos Estados Unidos. A pesquisa revelou algo nada animador sobre os salários. Veja o gráfico 35:


Os salários, em 2009, ficaram muito próximos à média dos 30 mil dólares. Em 2007, os salários maiores eram pagos aos formados que desenvolviam atividades na web, um pouco mais de 37 mil dólares. Na pesquisa de 2009, como visto no gráfico 35, esse valor diminuiu para um pouco mais do que 31 mil dólares. Ainda comparando a pesquisa de 2007 do Cox, os salários para formados que exerciam as atividades no rádio era de cerca de 25 mil dólares e, em 2009, esse valor passou para 29 mil dólares.

É bom comparar as pesquisas, pois revelam o movimento do mercado de trabalho. Formados/egressos estão procurando melhores colocações, assim como ocorre em outros países. Os empregos relacionados a Web tendem a estabilizar, na medida em que, novos formados consigam superar as deficiências formativas e, uma massa de reserva, se forme para a área, assim como acontece com as mídias mais tradicionais, onde os salários praticamente não mudaram, desde 2007, segundos os dados da pesquisa.

Se você pensava em procurar trabalho no hemisfério norte é bom repensar. O mercado de lá está em baixa para os jornalistas.

2 Responses so far.

  1. Obrigado. Farei uma visita. Um abraço, Gilson

  2. I do not even know how I stopped up right here,
    but I believed this put up used to be good. I don't recognise who you are however definitely you're going to a well-known blogger if you are not already.
    Cheers!
    watch youtube videos

Postar um comentário